Política Titulo
Diadema cobra ação para saúde
Gislayne Jacinto
Do Diário do Grande ABC
04/08/2001 | 20:28
Compartilhar notícia


A crise pela qual passa a saúde em Diadema refletiu diretamente no orçamento participativo, programa petista que define as prioridades de serviços e obras destacadas pela população dentro da peça orçamentária de cada ano. Dos 13 bairros da cidade, sete indicaram investimento na área.

A administração do prefeito José de Filippi Júnior (PT) culpa a gestão anterior do prefeito Gilson Menezes (PSB) pelos problemas enfrentados atualmente e entende que o “caos encontrado” é herança do mandato passado.

“O problema na saúde já refletia nas pesquisas de opinião pública que fizemos durante as eleições do ano passado. Havia uma constatação de que o setor estava ruim e por isso aparece agora como prioridade da população, como também é prioridade do nosso governo”, afirmou o secretário municipal de Governo, Arquimedes Andrade.

Gilson nega que seu governo tenha sido responsável pelos atuais problemas no setor.

Definições – Após passada a etapa de escolha de prioridades, realizada em junho e julho nas 13 regiões da cidade, 41 conselheiros vão definir até o final de agosto com o Conselho do Orçamento quais os investimentos que serão mantidos.

“Na primeira quinzena de setembro, vamos fazer o processo do fechamento”, disse Arquimedes. O orçamento tem de ser enviado à Câmara até 30 de setembro, conforme determina legislação federal.

Ao ser questionado qual o montante a ser destinado para os investimentos, o secretário disse que o orçamento de 2002 será discutido como um todo. “Serão discutidas as despesas e também as receitas. Não vamos debater só os investimentos. Vamos discutir folha de pagamento, custeio da máquina, material de consumo e serviços prestados pela Prefeitura”, afirmou Arquimedes.

As prioridades deste ano foram definidas por mais de 3 mil pessoas. “O orçamento participativo democratiza as decisões do governo. Torna a gestão transparente, pois a população participa do destino da cidade”, avaliou. Durante as reuniões do orçamento a administração também apresentou à população a situação financeira da Prefeitura.

Além da saúde, os moradores de Diadem consideram prio-ritárias a construção de creches; iluminação pública; saneamento nas áreas de mananciais; canalização de córregos; ampliação do atendimento na rede de educação; reforma de campo de futebol; ginásio poliesportivo; reforma e ampliação de escola e construção de base de segurança comunitária.

Seminário – Sábado houve um seminário na Prefeitura que discutiu o orçamento participativo e suas prioridades, além da definição de um calendário. Participaram representantes da administração, além dos conselheiros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;