Esportes Titulo
América comemora e estuda contrato de dez anos com Cilinho
Do Diário do Grande ABC
23/07/1999 | 16:51
Compartilhar notícia


Depois de 30 jogos, o América sagrou-se campeao da Série A2 do Campeonato Paulista, ao empatar em 1 a 1 com a Ponte Preta, na quinta-feira à noite, em Sao José do Rio Preto, e já planeja o seu futuro. A diretoria aguarda um possível convite da CBF para ser o segundo paulista a disputar a Série C do Campeonato Brasileiro (o outro é o Juventus), mas pensa na criaçao de uma sociedade anônima e num contrato de dez anos com o técnico Otacílio Pires de Camargo, o Cilinho. Além disso, o presidente do clube, Pedro Batista, faz um apelo aos torcedores do clube: "Vamos torcer para o Rio Preto, o outro time da cidade, subir da Série A3 para a A2."

A festa pelo título, o terceiro de sua história (os outros foram em 1957 e 1963), varou a madrugada de nesta sexta-feira em Rio Preto. Os torcedores comemoraram o acesso, a artilharia (Roberto Carlos com 17 gols), a vice-artilharia (Fernando Fumagalli, com 15), a melhor campanha (62 pontos no total, com apenas uma derrota) e o melhor ataque (64 gols, média 2,1 por jogo). Os jogadores comandados por Cilinho, que têm contrato até o final do mês, aguardam os próximos dias para definir o futuro.

Alguns jogadores sao donos de seus próprios passes, mas um dos destaques, o veloz e habilidoso Marcinho, por exemplo, pertence ao América. "Só o vendemos por R$ 2,5 milhoes", avisa Batista. Guarani e Ponte Preta estariam interessados num empréstimo.

Segundo Batista, o título do América também foi uma homenagem ao ex-presidente Benedito Teixeira, o Birigüi, que empresta seu nome ao moderno estádio do clube, que completa nesta sexta-feira (24), 82 anos. Teixeira tornou-se uma lenda no futebol do interior paulista.

Se nao disputar mais nada neste ano, no final de outubro o América já estará montando o time para o próximo Campeonato Paulista. A Ponte, que também garantiu o acesso, e o Botafogo, ainda na A2, disputam a elite nacional a partir de neste sábado (25).

Sao Caetano, XV de Piracicaba e Bragantino, que disputarao a A2 em 2000, integram a Série B de 1999.

A Série A2 deste ano teve 202 partidas e 593 gols - média de 2 94 por jogo. A fase de classificaçao teve média superior, 3,01 gols (530 gols em 176 jogos), contra a das semifinais e finais, que foi de 63 gols em 26 partidas (média de 2,42).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;