Política Titulo
Candidatos 'aceleram' em Diadema
Elaine Granconato
Especial para o Diário
28/07/2008 | 07:08
Compartilhar notícia


No domingo pela manhã, os dois principais candidatos a prefeito de Diadema resolveram acelerar o passo. Mário Reali (PT) comandou a primeira carreata da coligação Diadema Quer Mais pelas ruas da cidade - saídas da Vila Paulina e do Jardim das Nações. Do outro lado do município, no Taboão, divisa com São Bernardo, José Augusto da Silva Ramos (PSDB), habituado a caminhar diariamente duas horas, disparou, a pé, pelas vias do bairro. Detalhe: deixando para trás parte da militância que o acompanhava.

Segundo a coordenação da campanha petista, 650 veículos participaram da carreata, entre candidatos a vereadores, militantes, eleitores e políticos. Dentro de um carro aberto de som, Mário Reali, ao lado do candidato a vice-prefeito Gilson Menezes (PSC), acenava às pessoas pelas estreitas ruas da região do Eldorado, tumultuada pelo número de carros que acompanhavam a comitiva - uma das carreatas saiu da Vila Paulina.

Já o chefe do Executivo de Diadema, José de Filippi Júnior (PT), principal cabo eleitoral do petista, liderou o grupo do Jardim das Nações. O encontro das carreatas, no entanto, ocorreu no comitê central, na Avenida Juarez Rios de Vasconcelos.

Ao microfone, membros do PT enalteciam a figura do presidente Lula e elogiavam a gestão do atual prefeito Filippi. O deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) foi um deles. Convidado de honra do carro de Reali e Gilson, e como bom político e marqueteiro, apontou uma série de obras e programas da atual administração, entre eles, o recém-inaugurado Quarteirão da Saúde, o Projeto Adolescente Aprendiz e o cinema popular.

O deputado federal, por todo o trajeto, dizia que o presidente mandava um recado para a população. "O Lula quer Mário Reali prefeito de Diadema. Ele tem talento e disposição".

Em meio aos vários jingles de candidatos a vereadores que se misturavam entre o do candidato ao cargo majoritário, Reali se apresentava para os moradores. Muitos o saudavam com acenos e bandeiras do PT nas janelas. Outros simplesmente ignoravam. "O nosso compromisso é o investimento em mais Saúde, Educação e lazer", afirmou o petista, enquanto pedia para a população reforçar a memória dos tempos do governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

PERFORMANCE - Do lado dos tucanos, as críticas tinham como alvo a atual administração petista. "Nossa campanha é limpa e de propostas. Ao contrário dos outros que estão despejando toneladas de papel pelas ruas e inaugurando comitês", criticou o prefeiturável José Augusto da Silva Ramos, referindo-se às cinco bases do PT montadas na cidade - quatro regionais e uma no Centro.

Com fôlego de quem está acostumado a andar diariamente duas horas, José Augusto tem acelerado o passo em suas caminhadas de campanha, que ocorrem todos os fins de semana pelos bairros do município. Porém, o tucano, que é médico, tem se esquecido de olhar para trás. Muitos dos militantes não têm conseguido acompanhá-lo nos passos, o que só ocorre nas paradas estratégicas para os discursos em cima do caminhão de som.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;