Internacional Titulo
Chirac: EUA e Reino Unido saíram da 'legalidade internacional'
Da AFP
21/03/2003 | 13:36
Compartilhar notícia


O presidente francês, Jacques Chirac, declarou nesta sexta-feira em Bruxelas, no encontro dos líderes da União Européia, que os Estados Unidos e o Reino Unido "saíram da legalidade internacional" ao começarem uma guerra no Iraque sem o aval da ONU.

Os chefes de Estado e de governo estabeleceram quinta-feira na cúpula de Bruxelas alguns "princípios claros" sobre a guerra do Iraque, especialmente "o regresso mais rápido possível da legalidade internacional da qual infelizmente saímos com esta guerra declarada sem o aval da ONU", frisou.

Chirac lembrou que "será preciso reconstruir" o Iraque após a guerra e "para isso só haverá uma instância, a ONU". Ele já adiantou que a França "não aceitará" uma resolução das Nações Unidas que outorgue a administração do Iraque aos Estados Unidos e ao Reino Unido após a guerra".

Chirac defendeu "a plena soberania do Iraque" e assinalou que "os seus recursos pertencem só ao país".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;