Internacional Titulo
Turistas comemoram Réveillon em navios em Copacabana
Do Diário do Grande ABC
31/12/1999 | 18:22
Compartilhar notícia


Pelo menos 6 mil turistas estavam previstos para acompanhar a chegada do ano 2000 em Copacabana, mas bem distantes do mar de pessoas previsto para ocupar a praia do bairro. Embarcados em dez transatlânticos eles se programaram para acompanhar a queima de fogos ao longo da costa.

O maior dos navios, o americano Crystal Harmony, com mil passageiros, obteve permissao para ficar a cinco quilômetros de distância da praia. O transatlântico foi uma das quatro embarcaçoes que chegou ao Rio, nesta sexta-feira pela manha.

Participar da festa longe de tumultos e possíveis assaltos foi o grande atrativo para a maioria dos turistas. O americano Low Shapiro, 56 anos, disse que adoraria participar da festa na areia, mas confessou que sente medo.

"Quando disse que viria para o Rio, me chamaram de louco porque o que mais nos dizem sobre a cidade é que é violenta, com muitos assaltos", contou ele, que é passageiro do Crystal Harmony. A cidade, porém, o atrai há tempos. No ano passado, ele passou o Réveillon também em um navio, percorrendo as ilhas gregas. "Foi muito bom, mas acho que a festa do Rio deve ser muito mais bonita", afirmou. "Mas só vim para cá porque ficaria tranqüilo no navio."

Também passageiros do Crystal, o casal de americanos de Ohaio, Jane e Al Lindquist, estao visitando o Rio pela quarta vez. "Já passamos o carnaval aqui e adoramos a cidade", afirmou Jane. No ano passado, eles passaram o Réveillon na Flórida. Ela explicou que escolheu o Rio para o "Réveillon do milênio" porque espera ver "uma bela festa de fogos". "Vou jogar flores no mar e pedir muita paz e que só aconteçam coisas boas no ano 2000", afirmou ela, que preferiu nao revelar sua idade. Já Al tem 64 anos.

Nos quatro transatlânticos que chegaram nesta sexta-feira de manha estavam embarcados 3.050 turistas. A maioria saiu em ônibus de excursao para um rápido passeio pela cidade com direito a parada em um shopping center na Zona Sul. Por volta das 15h, as embarcaçoes começaram a zarpar rumo a Copacabana, onde passariam toda a noite. A volta para o cais estava prevista para as 6h de quinta-feira. Os outros transatlânticos sao os alemaes Astor, Berlim e Delphin. Exceto pelo Berlim, todos estavam lotados com 850 passageiros cada um, enquanto o Berlim, com capacidade para 500 pessoas, chegou com 350 a bordo.

Gerente de excursao do Berlim, Virsten Conzelmann disse que, apesar de estar a trabalho, estava satisfeita por passar o Réveillon no Rio. "Uma festa que deve reunir 3 milhoes de pessoas deve ser a maior do planeta", afirmou. No ano passado, ela passou a data também embarcada, mas em Madagascar. "Lá nao acontece nada", disse. "Aqui deve ser muito mais animado".

Os tripulantes, segundo ela, têm direito a dar uma paradinha no trabalho dez minutos antes da meia-noite para fazer seus brindes. "Vou pedir paz para o mundo", contou Virsten. Ela contou que a maioria dos turistas, com idade acima de 40 anos, costuma estar bastante embriagado logo depois da meia-noite. "Mas eles nao dao trabalho", afirmou.

A diária do Crystal é de U$ 1.500 enquanto dos outros é de U$ 1.000. O transatlântico americano chegou ao Rio vindo de Buenos Aires, na Argentina, e este sábado segue para o nordeste brasileiro e Caribe. Os outros vieram do nordeste e seguem, este sábado, para Buenos Aires. Até o final do dia, mais seis transatlânticos chegarao à cidade e irao direto para a praia de Copacabana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;