Internacional Titulo
Área santa em Belém causa impasse entre Israel e Palestina
Do Diário OnLine
Com Agências
12/09/2002 | 18:23
Compartilhar notícia


A anexação do túmulo de Raquel por Israel, lugar santo do judaísmo e do islamismo na cidade palestina de Belém, causa mais um impasse na contenciosa relação entre judeus e palestinos. O Executivo israelense aprovou a anexação nesta quinta-feira, mas os palestinos são radicalmente contrários à cessão da área para os judeus.

O plano aprovado prevê a transformação do local em um complexo fechado, no interior de uma área de segurança que está sendo construída entre Jerusalém e Cisjordânia. Uma nova estrada atravessará as terras dos habitantes de Belém e pode separar em dois o campo palestino de Aida, que acolhe 3.500 refugiados.

"Não sabemos qual é exatamente o plano israelense nem a extensão dos terrenos que serão desapropriados e anexados, mas trata-se de uma decisão muito perigosa", declarou à Agência France Presse o prefeito de Belém, Hanna Nasser.

"Segundo os termos dos acordos de Oslo (1993), os judeus têm livre acesso ao local", explicou Nasser, prometendo que levará o assunto à justiça.

Para justificar a decisão, Israel afirmou que o acesso dos peregrinos é perturbado pela violência palestina. "Não se trata de uma anexação. Queremos unicamente garantir o livre acesso ao local", disse à AFP Jonathan Peleg, porta-voz do ministério israelense das Relações Exteriores.

No entanto, os militantes israelenses dos direitos humanos não vêem o caso do mesmo modo e denunciam o que consideram uma expropriação pura.

"A liberdade de religião é uma coisa que deve ser respeitada, mas não em detrimento de outro povo e mediante a usurpação de sua terra", disse Yariv Oppenheimer, do grupo israelense Paz Agora.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;