Nacional Titulo
Ministro: não faltará verba para combater possível pandemia de gripe
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
16/11/2005 | 20:45
Compartilhar notícia


O ministro da Saúde, Saraiva Felipe, lançou nesta quarta-feira o Plano de Contingência do Brasil para o Enfrentamento de uma Pandemia de Influenza (gripe), com ênfase no combate à gripe aviária. Ele informou que o governo federal está gastando cerca de R$ 160 milhões nas principais ações do plano.

Entre as medidas destacadas pelo ministro está o Sistema de Vigilância da Influenza no Brasil, já implantado em 21 unidades da Federação, com uma rede de 46 unidades-sentinela, que possibilitam um rápido diagnóstico da doença em situação de surto. Outra providência foi a constituição de um estoque estratégico do antiviral Oseltamivir (Tamiflur).

Único país da América do Sul a ter o medicamento, o Brasil está adquirindo 9 milhões de doses, que chegarão em dezembro. "Nós estamos negociando com o laboratório europeu Roche, o único que produz a vacina, para que ela seja fornecida em um determinado estágio da produção, de modo que a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) possa complementá-la aqui mesmo", disse.

Saraiva Felipe lembrou que se o país chegar a ter uma pandemia, os recursos serão insuficientes – "precisarei de complementação orçamentária, para garantir o tratamento e a assistência adequados" – e destacou ainda o repasse de recursos para que o Instituto Butantan, em São Paulo, possa produzir a vacina já no início do próximo ano.

A influenza ou gripe é uma doença infecciosa aguda do sistema respiratório, que pode ser provocada por um dos três tipos de vírus influenza: A, B e C. Além dos seres humanos, o vírus pode ser encontrado em outras espécies animais, como aves, porcos e eqüinos. Neste ano, a gripe aviária já deixou mais de 60 mortos em países como China, Vietnã, Tailândia, Camboja e Indonésia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;