Internacional Titulo
Antigos agentes da Stasi se reúnem na Dinamarca
Da AFP
18/11/2007 | 20:04
Compartilhar notícia


Agentes da polícia secreta da antiga RDA (República Democrática Alemã), a Stasi, se apresentaram como "agentes da paz" que evitaram uma guerra, durante conferência organizada neste fim de semana na Dinamarca. A reunião, realizada em Odense (sul da Dinamarca), reuniu 60 antigos agentes da polícia política da RDA. Eles aproveitaram a ocasião para justificar sua atividade diante dos 250 participantes, entre os quais se encontravam investigadores e ex-prisioneiros da Alemanha Oriental.

"Ao contrário de outros serviços secretos, não demos nenhum golpe de Estado, nem cometemos assassinatos ou seqüestros", afirmou o ex-número dois da Stasi, numa declaração lida já que ele não esteve presente por motivo de doença.

No texto, a Stasi dizia ainda que sua organização tinha "cumprido seu contrato", ou seja, "mantido a paz", ao passo que chamou os agentes infiltrados da RFA (República Federativa Alemã) de "exploradores da paz". O organismo alemão que gere os arquivos da Stasi recusou o convite para participar da conferência.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;