Internacional Titulo
Fome ameaça 400 mil na Somália
Do Diário do Grande ABC
12/07/1999 | 18:51
Compartilhar notícia


Mais de um milhao de pessoas estao afetadas pela escassez de alimentos na Somália, anunciou nesta segunda-feira a Organizaçao das Naçoes Unidas para a Alimentaçao e a Agricultura (FAO), que menciona ``o risco de fome para 400.000'.

As más condiçoes climáticas, as plantaçoes infectadas e os conflitos civis, provocaram uma situaçao de fome, em particular na parte meridional do país, destacou a agência da ONU, em comunicado divulgado em sua sede, em Roma. As perspectivas de abastecimento sao pouco alentadoras, estima a FAO.

A principal temporada agrícola, que começou em abril, foi ruim. Os conflitos armados afetaram as atividades econômicas e comerciais, e grandes grupos foram forçados ao êxodo para buscar alimentos. A desnutriçao é grave e aumenta, destaca o comunicado.

Já precário, o abastecimento alimentício se agravará nos próximos meses, paralelamente à intensificaçao dos conflitos armados em algumas regioes e os deslocamentos da populaçao provocados por eles. Calcula-se em 70.000 o número de deslocados pela insegurança e a escassez de alimentos, destaca a FAO.

Uma quarta parte da ajuda alimentícia de urgência, estimada em 52.000 toneladas para o período agosto 1998-julho 1999, já foi entregue. A Somália terá necessidade de assistência, tanto quanto de provisao de sementes e de adubos e nao só imediatamente, mas também durante todo o próximo ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;