Setecidades Titulo
População terá acesso a exames em ação social
Marcelo Dorador
Especial para o Diário
08/09/2006 | 21:44
Compartilhar notícia


Assistência à saúde será oferecida gratuitamente neste domingo aos participantes do Diário do Grande ABC nos Bairros, na Vila Gomes, em Ribeirão Pires. O Instituto Valentim fará diagnósticos de câncer de boca e laringe. Exames de diabetes, pressão arterial, medição do IMC (Índice de Massa Copórea), são alguns dos demais serviços prestados pelos funcionários das UBS (Unidades Básicas de Saúde) da cidade. A Escola Estadual Álvaro de Souza Vieira, sede do evento, ficará aberta das 9h às 16h. O projeto é uma realização do Diário e da Prefeitura de Ribeirão Pires, com patrocínio da Universidade Metodista e da Casas Bahia. O co-patrocínio é da Comgás e da Fundação do ABC.

De acordo com a coordenadora técnica de Saúde da Prefeitura, Diva de Souza Bartolo, as pessoas que tiverem diagnosticadas diabetes ou hipertensão serão registradas no sistema Hiperdia, que é um cadastro nacional que auxilia no tratamento dessas doenças.

A enfermeira responsável pela UBS Central de Ribeirão Pires, Marciléia Trovo, acredita que mutirões de saúde como a ação são muito úteis para a sociedade. “Por falta de tempo ou descuido, as pessoas não procuram os postos de saúde e deixam de verificar a pressão e os níveis de glicose no sangue. Esses exames, feitos periodicamente, são a melhor forma de evitar internações” , afirma. Os pacientes com diagnósticos de problemas de saúde também serão encaminhados para as unidades mais próximas de suas residências.

Segundo o administrador do Instituto Valentin, Alexandre Damásio Coelho, a preocupação com o diagnóstico precoce do câncer de boca e laringe, levou à criação da ONG (Organização Não-governamental). “O médico oncologista Paulo Jorge Valentim, presidente do instituto, idealizou a ONG. Ele constatou que muitas das pessoas quando iam a seu consultório já estavam com câncer altamente desenvolvido”, lembra Damásio Coelho.

A equipe médica da ONG é formada por cirurgiões especializados no diagnóstico e tratamento da doença. Para facilitar o acesso das pessoas ao atendimento especializado, contam com um ônibus equipado como consultório, que será usado neste domingo no Diário do Grande ABC nos Bairros. “Conseguimos levar os exames para grande empresas, como SBC-Trans e Schering. O atendimento é feito em 5 minutos para não atrapalhar o serviço dos funcionários”, complementa Coelho.

A sede do Instituto Valentim fica na rua Padre Lustosa, 264, 5º Andar, Centro de São Bernardo. Mais informações sobre a ONG podem ser obtidas pelo telefone 4122-2489.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;