Política Titulo
PT confirma Márcio Thomaz Bastos no Ministério da Justiça
Do Diário OnLine
18/12/2002 | 20:01
Compartilhar notícia


O advogado criminalista Márcio Thomaz Bastos foi escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para comandar o ministério da Justiça a partir de 2003. Bastos foi confirmado nesta quarta-feira pelo PT, mas o anúncio oficial será feito por Lula nesta quinta-feira, às 15h, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Brasília.

Segundo o porta-voz do PT, jornalista André Singer, Lula escolheu fazer o anúncio na sede da OAB em "deferência à longa tradição de luta pelas liberdades democráticas" da entidade. Thomaz Bastos já presidiu a Ordem dos Advogados do Brasil.

Apenas Márcio Thomaz Bastos será anunciado por Lula nesta quinta-feira. No começo do dia, falava-se que os ocupantes das pastas da Justiça, Saúde e Educação seriam divulgados juntos. Mas o porta-voz petista confirmou que os demais ministérios saem na sexta-feira, às 11h, em entrevista do presidente Lula no Hotel Sofitel de São Paulo.

Reta final - O porta-voz André Singer afirmou que a intenção de Lula é fechar toda a equipe na sexta-feira, mas não confirmou se a façanha será possível. Pelo que indicou o briefing desta quarta, o maior problema para o fechamento da questão é o PMDB. Lula, por meio de Singer, disse que quer contar com a legenda e avisou: "o PMDB só não participa do governo se não quiser".

Lula passou a quarta-feira reunido com vários candidatos a ministro. Na Granja do Torto, o presidente eleito recebeu o candidato derrotado ao governo de Pernambuco Humberto Costa (PT), cotado para a pasta da Saúde – ministério que está incluído na chamada 'cota pessoal' de Lula, ou seja, não será negociado com partidos aliados.

Outro bem cotado que passou pelo Torto foi o deputado federal Jaques Wagner (BA), quase certo no Ministério do Trabalho. Depois da reunião com Lula, Vagner até falou como se já estivesse indicado. "Minha missão é gerar emprego e renda", declarou.

O presidente eleito também teve uma audiência com o PCdoB, para acertar a participação dos comunistas no governo. "Foi uma ótima reunião", afirmou Singer. "Nós vamos ter uma participação importante e responsabilidades importantes", indicou Renato Rabelo, presidente do PCdoB. Ele afirmou ainda que "não importa o ministério" que será dado, pois o partido "sempre foi um aliado do PT". As cotações em Brasília apontam que o PCdoB deve levar a pasta dos Esportes, que será separada do Turismo. O favorito é o deputado federal Aldo Rebello (SP). O ministério do Desenvolvimento Agrário também é lembrado para os comunistas.

As negociações em torno das secretarias de governo também fizeram parte da agenda desta quarta-feira. Lula recebeu no Torto ex-prefeito Tarso Genro (Porto Alegre). Segundo Singer, o gaúcho tem tratado regularmente com Lula detalhes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, foro em que está sendo debatido o 'pacto social' pretendido pelo novo governo.

Lula também recebeu a governadora do Rio de Janeiro, Benedita da Silva, cotada para assumir a Secretaria de Combate à Discriminação Racial ou a Secretaria de Ação Social – ambas serão criadas por Lula.

O ex-governador gaúcho Olívio Dutra foi outro petista que passou pelo Torto para conversar com Lula sobre secretarias do futuro governo. Ele não quis dar detalhes sobre as negociações com o novo presidente. "O companheiro Lula vai decidir", afirmou, se referindo ao cargo que lhe caberá.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;