Cultura & Lazer Titulo A céu aberto
Santo André ganha intervenções urbanas

Avenida Santos Dumont tem grafites de quatro artistas e que apresentam marcos da cidade

Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
02/07/2019 | 08:30
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Novas obras artísticas urbanas estão dando mais vida a Santo André. Foram renovados os grafites da região do viaduto da Avenida Santos Dumont, entre os bairros Casa Branca e Homero Thon, e que tem parte de sua extensão dedicada à essa linguagem.

O projeto Arte Urbana – Marcos Simbólicos de Santo André selecionou, por meio de convocatória pública, quatro artistas para a empreitada: o andreense Odirlei Regazzo, Denner Alves e Tiago Toes, de São Bernardo, e Gleydston Barba, do Rio de Janeiro. Foram pintados 2.653 metros de muros e paredes e usados 1.152 litros de tinta e 680 latas de spray .

Segundo Reinaldo Botelho, do Núcleo de Artes Visuais da Secretaria de Cultura, a ação tem como sugestão valorizar a paisagem urbana da cidade, além de difundir o patrimônio cultural, artístico, material e imaterial de Santo André.

Secretária de Cultura de Santo André, Simone Zárate explica que “a ideia era refazer os grafites, que já estavam deteriorados”. A primeira leva de produção dos desenhos havia sido realizada em 2015. “E o tema foi ‘marcos simbólicos de Santo André’. Esse foi o ponto de partida. A partir daí, os artistas foram sugerindo suas ideias”, diz.

Quem passar por esse viaduto poderá apreciar símbolos de Santo André como a Vila de Paranapiacaba, a Sabina Escola Parque do Conhecimento, o artista plástico Luiz Sacilotto 1924-2003), os monumentos ao Imigrante e ao Trabalhador, o Paço Municipal, o calçadão da rua Oliveira Lima e a Banda Lira, por exemplo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;