Política Titulo
Tortorello condiciona consulta popular ao interesse partidário
Regiane Soares
Do Diário do Grande ABC
15/12/2002 | 20:39
Compartilhar notícia


Uma pesquisa de opinião entre eleitores de São Caetano deverá ser o principal instrumento para definir o sucessor do prefeito Luiz Tortorello (PTB). A consulta popular foi defendida pelo vereador Jorge Salgado (PTB) como forma de evitar disputas internas no grupo de apoio. Tortorello se posicionou favorável à consulta, porém, disse que rejeitará o nome indicado pela sociedade caso o escolhido não seja um dos oito prefeituráveis de seu grupo político. "Se isso acontecer, lançaremos outro candidato que melhor represente a cidade", disse o prefeito.

Na lista dos oito prefeituráveis de Tortorello está o genro do ex-prefeito Walter Braido, João José Dario; o presidente do PL na cidade, Iliomar Darronqui; o diretor de Planejamento, Nairo Ferreira de Souza; o diretor de Saúde, José Aurícchio Júnior; o diretor do Departamento de Água e Esgoto, Wenceslau Teixeira; o diretor de Transportes e Vias Públicas, Moacir Guirão; e os vereadores Jorge Salgado (PL) e Moacyr Rodrigues (PMDB).

Segundo o prefeito, o nome dos oito pré-candidatos não foram indicados aleatoriamente. "Muitos munícipes falam comigo nas ruas sobre a sucessão e indicam uma ou outra pessoa", afirmou. Para Tortorello, qualquer um deles pode ser o candidato em 2004 porque, por enquanto, ainda não tem nenhum preferido. "Lógico que terei um preferido, mas hoje não. Hoje só dei a partida para os cavalos correrem", afirmou o prefeito, ao ressaltar que os prefeituráveis devem ir para rua e iniciar suas campanhas.

A disputa promete ser acirrada na cidade porque outros nomes do grupo de sustentação de Tortorello também poderão ampliar a concorrência. Entre eles está o vereadores Gilberto Costa (PL) e Tite Campanella (PFL) e o presidente eleito da Câmara, Paulo Pinheiro (PDT). A maioria dos prefeituráveis acredita que ainda é cedo para se falar em sucessão municipal, mas eles se colocaram à disposição do partido e da sociedade para disputar a vaga.

Gilberto Costa disse que primeiro deve discutir sua candidatura com o povo e depois com o grupo político. Dentro do PL, o vereador disputa a vaga com o presidente da legenda, Iliomar, que prefere não comentar o assunto. Moacyr Rodrigues acredita que todo político tem ambições, mas, agora, tudo o que se falar é especulação.

Aurícchio disse que não tem pretensões, mas acredita que o PTB deve liderar qualquer movimento que venha a existir sobre sucessão. Jorge Salgado garante que está a disposição e já trabalha para concorrer em 2004.

A disputa também promete ser acirrada na oposição. Os vereadores Hamilton Lacerda e Horácio Neto, ambos do PT, prometem dividir as atenções na cidade. Os dois concorreram a uma vaga na Assembléia Legislativa, mas não conseguiram se eleger.

A presidente do diretório municipal do PT, Madalena Mendes, disse que ainda é cedo para falar sobre eleições municipais, mas admitiu que já existe articulações dentro do partido. "Não houve nenhum comunicado oficial de nenhum postulante à vaga, mas sei que o Horácio e o Hamilton devem pleitear suas candidaturas. O ideal é que haja uma composição e lançar uma única chapa", afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;