Cultura & Lazer Titulo
Tango em solo argentino
Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
29/06/2011 | 07:33
Compartilhar notícia
Divulgação


Bailarinos de Ribeirão Pires, Michelle Marcondes e Paulo Robert Gonçalves estão confiantes. Eles formam um dos sete casais brasileiros que participam das eliminatórias para o "28º Festival de Tango de La Falda", organizado em Córdoba, província da Argentina. Aberta ao público, a competição de dança será realizada hoje e amanhã, no Memorial da América Latina.

Entre os inscritos, também há representantes de Porto Alegre, Belo Horizonte, Santos e São Paulo. O desempenho dos bailarinos será avaliado por três jurados - dois brasileiros e um argentino - que vão selecionar dois casais hoje e anunciar o vencedor amanhã. O casal finalista terá todas as despesas pagas (traslados, hospedagem e alimentação) para uma apresentação no palco principal do evento.

Shows musicais abrem e encerram as noites de competição, em São Paulo. Hoje, sobem ao palco o Quinteto Café Tango e o Quinteto Osvaldo Piro. Amanhã será a vez do Quinteto Osvaldo Piro e da Orquestra Típica de Puro Guapos.

Durante o campeonato de tango-show, cada casal inscrito deverá apresentar coreografia que não exceda quatro minutos. Michelle e Gonçalves dançarão ao som de "Tanguedia", composição de Piazzolla (1921-1992). "A coreografia que montamos é embasada nas fortes emocões da música, que foi interpretada no filme "Moulin Rouge"", explica Gonçalves. "Há passos aéreos e muita agilidade de pernas", adianta o professor de dança que atua no Grande ABC e na Capital.

Para ele, o maior desafio do estilo é o homem ser homem sem ser machista e a mulher ser mulher sem ser submissa durante a dança. "A mulher também pode conduzir. Três etapas envolvem o tango: a condução, a indução e a sedução", afirma Gonçalves.

Encantada pela dança, considerada elegante, sensual e madura, Michelle reconhece a importância do festival. "É na Argentina onde estão os melhores dançarinos de tango. Ser selecionado é uma realização profissional", afirma.

O Brasil também será representado no festival, em julho, pelo coletivo Movimento El Arrastre, que é formado pela Orquestra Típica de Puro Guapos, pelo Quinteto Café Tango e pelo Trio Jogando Tango.

Eliminatórias para o Festival de Tango de La Falda Dança. Hoje e amanhã, às 20h. No Memorial da América Latina (Auditório Simón Bolívar) - Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664, São Paulo. Tel.: 3824-6122. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;