Política Titulo
Investigaçoes no Rio podem rachar CPI do Narcotráfico
Do Diário do Grande ABC
02/11/1999 | 19:03
Compartilhar notícia


A Comissao Parlamentar de Inquérito (CPI) do Narcotráfico ameaça rachar com as investigaçoes no Rio, que começam nesta quarta. O deputado federal Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), ex-procurador-geral de Justiça do Estado e integrante da CPI, afirmou que já está causando problemas dentro da comissao a declaraçao do relator, deputado federal Moroni Torgan (PFL-CE), de que há envolvimento de membros do Judiciário no tráfico de drogas no Rio.

"Desconheço totalmente o envolvimento de juízes no tráfico e gostaria de saber com base em que o deputado deu essas declaraçoes", indignou-se. Torgan também indispôs-se com o governador Anthony Garotinho (PDT) ao criticar a falta de colaboraçao da polícia estadual com a CPI.

Biscaia também nao concorda com a linha de investigaçao proposta pela CPI, que liga o ex-deputado Hildebrando Paschoal ao traficante carioca Luiz Fernando Costa, o Fernandinho Beira-Mar. "É preciso muita imaginaçao para se estabelecer que o Hildebrando, lá no Acre, tinha tanto poder que controlava um esquema de tráfico importante como o do Rio", argumentou. "Nao há provas dessa ligaçao".

Reduçao - O deputado carioca disse que nao há concordância entre os membros da comissao sobre a possibilidade de negociar o depoimento de Beira-Mar em troca da reduçao de pena. "Eu, por exemplo, sou radicalmente contra, até porque ele quer falar sobre a extorsao que sofre dos policiais, e nao sobre quem está envolvido no esquema do tráfico", apontou. Ele lembrou que a reduçao de um terço a dois terços da pena só poderia ser aplicada ao processo atual, e nao às condenaçoes que o traficante já tem na Justiça.

Biscaia é o autor do requerimento pedindo que a CPI visite os aeroportos, portos e pontos importantes das rodovias do Estado para verificar como acontece a entrada de drogas no Rio. Amanha, 11 deputados vao vistoriar a Baía de Guanabara e o porto do Rio. Na quinta-feira, serao recebidos pelo governador Anthony Garotinho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;