Política Titulo
PF nao descarta ligaçao de Hidelbrando com família Rivera
Do Diário do Grande ABC
21/11/1999 | 20:13
Compartilhar notícia


O superintendente da Polícia Federal no Acre, Glorivan Bernardes, admitiu neste domingo ser possível a ligaçao de algum integrante da quadrilha do deputado cassado Hildebrando Pascoal como o maior atacadista de pasta de cocaína do mundo, a família peruana Cashique Rivera. "Nao dá para descartar essa possibilidade", disse Bernardes. Rivera, segundo a PF e a Secretaria Nacional Anti-Droga (Senad) é o maior distribuidor de drogas do Brasil e do mundo.

A PF investiga se o peruano Oter Belarmino Rivera, preso sábado (20), com 24 quilos de pasta de coca é parente de Cashique Rivera. Belarmino foi surpreendido pela PF quando tentava passar a droga para os irmaos Francisco e José Maria do Vale, em Rodrigues Alves, a 400 quilômetros de Rio Branco. A droga seguiria para a capital acreana e integraria uma carga maior destinada aos Estados do RJ ou Sao Paulo.

Comprovado o parentesco com Cashique Rivera, Belarmino e os Vales terao sido o segundo grupo de traficantes da família presa no Brasil. O primeiro foi surpreendido há dois meses com 124 quilos de pasta de coca numa pista clandestina da Fazenda Califórnia em Feijó, a 300 quilômetros de Rio Branco. Cinco homens foram presos, usando aviao que disseram pertencer a uma empresa de taxi aéreo de Tupa, em Sao Paulo.

Fazenda - A PF ainda nao tem como confirmar se a Fazenda Amoty, de Hildebrando era uma das rotas do pó no Estado. Duas testemunhas da CPI do Narcotráfico, uma de codinome Joao, disse ter visto avioes lançarem embalagens com drogas no pasto da fazenda. A propriedade é um dos bens de Hildebrando que poderao ser tomados pela Uniao, mas nao para fins de reforma agraria, já que nao há confirmaçao de que produzia entorpecentes.

Outra testemunha da CPI, Carlos Bayma, disse que pelo menos um suspeito de integrar o grupo do ex-deputado teria algum tipo de ligaçao com o Comando Vermelho (CV), organizaçao criminosa sediada no Rio de Janeiro. Delegado da Polícia Civil, Bayma afirmou que o agente José Eloi da Silva é ligado ao assaltante Marcos Cirilo (o Negao Cirilo), que se declarou emissário do CV no Acre. Eloi foi preso acusado de assalta a mando do ex-deputado.

Tanto as polícia como os procuradores e promotores ainda nao chegaram a uma conclusao sobre as denúncias de ligaçao de cartéis estrangeiros ou organizaçoes criminosas de outros Estado com o grupo de Hildebrando. "As provas nesse caso sao testemunhais", disse Sérgio Medeiros, procurador da República.

Organizaçao Segundo o organograma desenhado pelo MPF a organizaçao tinha seu comando centralizado em Hildebrando, com três outros escaloes hierárquicos, cada um com uma funçao nao necessariamente específica. No segundo escalao encontravam-se as pessoas de confiança do chefe, encarregados de atividades variadas. O terceiro era o braço armado que promovia a execuçao dos que seriam contra o grupo. No quarto estavam os varejistas "mulas" e "avioes", encarregados do transporte da droga.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;