Política Titulo
Marinho contrata amiga do irmão de Lula
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
05/05/2009 | 07:25
Compartilhar notícia


O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), contratou a ex-assessora de Genival Inácio da Silva, o Vavá, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, padrinho político do chefe do Executivo municipal. Cristina Caçapava exerce desde o dia 17 de abril o cargo em comissão de oficial de gabinete. Ela foi reprovada em concurso público de 2007, para auxiliar de limpeza.

Em denúncia publicada pela revista Veja, em outubro de 2005, Vavá foi acusado de fazer interlocução entre empresários e administrações públicas comandadas pelo PT, estatais e órgãos do governo federal, atividade considerada como tráfico de influência. Cristina, uma ex-agente de viagens, era assessora de Vavá no escritório onde eram feitos os contatos.

A nomeação de Cristina foi publicada no órgão de imprensa oficial da cidade, o jornal Notícias do Município, no mesmo dia em que teria iniciado as atividades na Prefeitura. O salário da ex-braço-direito do irmão de Lula segue a referência H, o qual, segundo informações extraoficiais, chega a pouco mais de R$ 3.000, por mês.

Na divulgação da contratação, o nome de Cristina Caçapava aparece diretamente ligado ao GP, sigla de gabinete do prefeito, para trabalhar como espécie de secretária que lida com serviços administrativos.

A reportagem tentou contato ontem com a servidora nos ramais telefônicos do gabinete da administração são-bernardense, mas vários funcionários informaram desconhecer qualquer Cristina lotada no setor.

A Prefeitura também foi procurada para esclarecer a situação da funcionária nos quadros do Executivo, mas não respondeu às indagações sobre os horários de expediente e o setor de atuação da comissionada.

A ex-assessora do irmão do presidente participou de concurso público em 2007, na gestão do prefeito William Dib (PSB), para a vaga de auxiliar de limpeza e serviços gerais, para receber vencimentos mensais de aproximadamente R$ 1.000. À época, a candidata classificou-se em 128º lugar, resultado que a deixou distante de ingressar na administração.

Vavá não foi encontrado para comentar se a contratação de Cristina pelo petista Luiz Marinho foi indicação sua. Ele tem intensificado visitas a parlamentares governistas da Câmara. Ontem, inclusive, foi visto nos corredores do Legislativo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;