Política Titulo
Covas resiste à formalizaçao de Conferência de Governadores
Do Diário do Grande ABC
21/11/1999 | 20:47
Compartilhar notícia


Mário Covas (PSDB) é esperado nesta segunda-feira (22) em Alagoas para participar da reuniao com dezenove governadores e deverá contrariar um dos principais itens da pauta do encontro: a criaçao de uma Conferência Nacional de Governadores.

Covas resiste à idéia de institucionalizar o conselho de governadores, proposto pelo governador do Tocantins, Siqueira Campos (PFL): "Podemos nos encontrar quando quisermos, para isso nao precisamos de um fórum ou uma conferência oficial, institucionalizada."

Outro dos destaques da pauta, a renegociaçao das dívidas dos Estados com a Uniao, também encontra a resistência do governador paulista. O mesmo vale para a maioria dos governadores aliados ao presidente Fernando Henrique Cardoso. A intençao dos colegas de oposiçao, contudo, é construir uma proposta comum do grupo, capaz de enfrentar as resistências do governo federal.

Para o governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra (PT), a reuniao deve "construir alternativas" para o problema da dívida dos Estados com a Uniao. O assunto também será discutido na Comissao de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, com a presença de Olívio. Na avaliaçao do petista, as alteraçoes propostas até agora pelo governo federal sobre a Lei Kandir - também na pauta da reuniao - sao "insuficientes". "O projeto nao repoe tudo o que retirou e se propoe a continuar retirando" disse Olívio. "A maioria ou a totalidade dos Estados nao aceita isso." E insistiu: "A negociaçao precisa avançar para outro patamar."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;