Cultura & Lazer Titulo
Teatro do Oprimido está no Fórum Social Mundial
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
02/02/2002 | 16:14
Compartilhar notícia


Com uma participação de destaque no 1º Fórum Social Mundial de Porto Alegre, no ano passado, o teatrólogo Augusto Boal foi convidado a retornar na atual edição do evento. Dessa vez, ele substitui a explanação sobre o seu CTO (Centro do Teatro do Oprimido) por apresentações de esquetes com as técnicas do próprio Teatro do Oprimido. Nove grupos, incluindo o de Santo André, fazem as encenações durante todo o dia em uma tenda montada na PUC (Pontifícia Universidade Católica) da capital gaúcha até terça-feira (dia 5).

O espaço é dividido entre o CTO e a CUT (Central Única dos Trabalhadores). Durante a maratona teatral, Boal fará sessões do Teatro Legislativo – vertente do TO com ênfase no aspecto político.

Santo André enviou 18 atores, que apresentam três pequenos esquetes da peça Nos Bailes da Vida, sobre a opressão sofrida pela terceira idade. A direção é de Armindo Rodrigues Pinto. “Sou também o coringa, aquele que faz a ponte entre o público e a encenação”, afirma o diretor.

Uma das principais características do TO é a participação do espectador, que entra para dar outra solução à cena. “É improviso total. E, na verdade, deve funcionar como ensaio para a transformação da pessoa”, diz Rodrigues Pinto. O espectador entra no lugar do oprimido e propõe saídas para o personagem.

Apesar de a proposta de Boal preferir cenário e figurino ricos, o grupo andreense viajou com poucos adereços e sem cenário. Segundo o diretor, o pouco tempo e os pequenos recursos impediram uma maior produção. “O que vale é o teatro”, afirma.

O Teatro do Oprimido, criação de Boal, existe hoje em dezenas de países. Recentemente, foi realizado o Festival Mundial do TO.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;