Cultura & Lazer Titulo
Banda alemã usa e abusa dos metais
Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
20/08/2002 | 19:06
Compartilhar notícia


Alguns dos mais respeitados instrumentistas de metais da Alemanha chegam nesta quarta a São Caetano para um recital e uma master class gratuitos. Os cinco músicos fazem parte do German Brass, grupo que veio para realizar dois concertos na Sala São Paulo – um deles nesta segunda, que lotou o teatro, e outro terça, cuja procura por ingressos indicava que haveria uma sala igualmente repleta.

O recital será realizado a partir das 16h no Teatro Paulo Machado de Carvalho. É aberto ao público. Das 17h30 às 19h30 ocorrerá a master class de trompete no mesmo teatro; para os demais instrumentos será na Fundação das Artes de São Caetano (Fundarte). Para participar desta é mais que recomendável assistir primeiramente à apresentação no teatro.

Apesar do German Brass levar a São Caetano apenas cinco dos dez músicos de sua formação, é uma boa oportunidade para conferir de perto o talento de cada um dos instrumentistas.

Segundo o trombonista e líder do German Brass, Enrique Crespo, cada integrante apresentará uma ou duas peças solo. Um dos trompetistas, por exemplo, executará um concerto de Haydn, e Crespo levará uma composição própria, batizada como Improvisação nº 1.

Ainda de acordo com Crespo, o trabalho do German Brass consiste em executar músicas com arranjos específicos para a formação, mas que não se distanciam muito das composições originais. A idéia é fazer com que as músicas sejam imediatamente identificadas pelo público.

Até as difíceis obras de Bach (1865-1750) ganharam arranjos para a formação de metais. Aliás, as músicas deste compositor são a especialidade do grupo, que passou de cinco para dez integrantes em 1984, justamente porque precisava gravar esse repertório para a EMI.

No entanto, o German Brass não se limita a gêneros específicos. “Para nós, não existe música popular ou música erudita. Existe música bonita”, afirma Crespo. Por isso, os alemães executam de Scheidt a Shostakovich, do jazz à bossa nova.

Os músicos que se apresentam nesta quarta em São Caetano são: Matthias Höfs (trompetista solista da Orquestra Filarmônica de Hamburgo, professor da Universidade de Música de Hamburgo e arranjador do German Brass), Uwe Köller (trompetista solista da Orquestra da Ópera Estatal de Berlim e professor da Universidade de Música de Graz, na Áustria), Frank Loyd, trompista solista da Orquestra Filarmônica de Londres e do grupo Philip Jones Brass Ensemble, além de professor na Universidade de Música de Essen, na Alemanha), Enrique Crespo (trombonista solista das orquestras Sinfônica de Bamberg e da Rádio de Stuttgart, além de diretor, arranjador e compositor do German Brass), e Walter Hilgers (tubista da Orquestra Filarmônica de Hamburgo e da Sinfônica da Rádio de Hamburgo, além de professor de tuba e música de Câmara da Universidade de Música de Weimar).

German Brass – Recital. Quarta, às 16h. No Teatro Paulo Machado de Carvalho – alameda Conde de Porto Alegre, 840. Informações: 4238-3030. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;