Cultura & Lazer Titulo
Peça mistura clássicos de Shakespeare
Rení Tognoni
Da Redaçao
02/01/1999 | 17:51
Compartilhar notícia


Romeu e Julieta, personagens clássicos da dramaturgia de William Shakespeare, ganharam uma nova trajetória de vida no espetáculo Omelete, que estréia em Sao Paulo, no Teatro Cultura Artística, no próximo dia 8. A peça, como insinua o próprio nome, é uma grande mistura de todos os personagens que povoam a obra do dramaturgo inglês, com direito a troca de casais e novos pares românticos para Romeu e Julieta.

Omelete é assinada pelos escritores José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta, que se reuniram a pedido do diretor Hamilton Vaz Pereira para criar um pot-pourri da obra de Shakespeare. Apesar disso, Pereira garante que nao é necessário ser um expert para compreender o espetáculo. "Nos inspiramos em parte do seu trabalho, mas tudo o que o público precisa entender está na peça. Nao é preciso ter profundo conhecimento. Porém, quem tiver lido seus livros terá outra versao da história, e perceberá outro tipo de graça", comenta.

No espetáculo, Romeu nao morre nos braços de Julieta na célebre cena final do livro - mas descobre, algum tempo depois, que ingeriu laxante em vez de veneno, ao mesmo tempo em que Julieta percebe que seu punhal perfurou um livro, e nao o seu peito. A partir daí, eles se mudam para Mântua, na Itália, e Romeu passa a confeccionar máscaras.

No decorrer da história, outros personagens de Shakespeare se unem a eles para participar de um grande baile. Entre eles estao os casais Petruchio e Catarina, personagens do livro Megera domada, e Otelo e Desdêmona, de Otelo. Durante o evento, Puck (figura retirada da obra Sonho de uma noite de verao, considerada o espírito da desordem) faz uma magia para que os três casais se misturem e se apaixonem por outros parceiros. O efeito somente terminará quando ocorrer o eclipse lunar.

Para interpretar os sete personagens, Pereira escolheu Lena Brito (Catarina), Iris Bustamante (Julieta), Ora Figueiredo (Otelo), Joao Camargo (Petruchio), Gulu Monteiro (Romeu), Marcos Breda (Puck) e a apresentadora do Casseta & Planeta Maria Paula (Desdêmona), que fez sua estréia nos palcos na temporada de dois meses da peça no Rio de Janeiro.

De acordo com Pereira, o convite à Maria Paula teve a intençao de "trazer uma novidade ao espetáculo". "Sempre gostei do jeitao dela na tevê, porque é muito animada. Desde o primeiro encontro ela se mostrou a fim de participar. Há duas coisas de que gosto na sua atuaçao: ela é muito afirmativa, o que dá grande confiança ao público, e é alegre. O público, na platéia, sente isso", diz.

O elenco, aliás, recebeu um tratamento especial na direçao de Pereira neste espetáculo. Segundo ele, o trabalho está todo centrado no desenvolvimento dos atores e na movimentaçao ágil da encenaçao. "Há muito tempo nao fazia uma peça privilegiando os atores. O maior trunfo de Omelete é o elenco, pontual e afiado com as piadas, que vai construindo os espaços. O cenário é enxuto", explica.

Esta é a primeira vez, em mais de 20 anos de carreira, que Pereira dirige um texto produzido por outros autores. A experiência, segundo ele, enriquece seu abastado currículo artístico, que inclui a criaçao, em 1974, do irreverente grupo Asdrubal Trouxe o Trombone, com Regina Casé e Luiz Fernando Guimaraes, e a autoria e direçao de dezenas de espetáculos, entre eles 5 X comédia, com Débora Bloch, Pedro Cardoso, Diogo Vilela, Fernanda Torres e Miguel Magno.

"Quis experimentar como seria trabalhar com outro autor. Foi muito bom, porque a peça está dentro do que penso sobre o teatro e a vida. Além disso, acompanhei o processo de criaçao desde o primeiro momento", conta.

Para este ano, no entanto, ele promete dois novos textos teatrais, que devem seguir o mesmo estilo cômico. Mas nao adianta os seus conteúdos: "Terá música, dança e boas gargalhadas".

Além disso, Pereira afirma que continuará colaborando no programa global Muvuca, comandado por Regina Casé, e poderá ser visto atuando no novo filme de Júlio Bressane, intitulado Sao Jerônimo, que deve estrear no segundo semestre deste ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;