Internacional Titulo
Partido Comunista vietnamita comemora 70 anos nesta 5ª
Do Diário do Grande ABC
02/02/2000 | 13:15
Compartilhar notícia


O Partido Comunista Vietnamita (PCV), um dos últimos PCs no poder no mundo, festeja seu 70º aniversário nesta quinta-feira, com a intençao de manter um férreo controle sobre o ingresso deste país de 77 milhoes de habitantes na economia de mercado.

Os dirigentes de Hanói pretendem celebrar com brilhantismo este acontecimento, qualificado de ``sagrada comemoraçao', e que coincide com as festividades do novo ano lunar.

As longas celebraçoes oficiais terminarao no final de abril com a comemoraçao dos 25 anos da queda de Saigon, que pôs fim à guerra do Vietna e permitiu a reunificaçao do país.

Com cerca de 2,5 milhoes de aderentes, entre eles 114 mil novos membros em 1999, o partido fundado por HO Chi Minh em 1930 pretende continuar sendo a força motriz da populaçao e manter sob seu controle os mecanismos de abertura lançados pela política do ``doi moi' (renovaçao) em 1987.

O PCV realiza uma política dualista. Por um lado, prossegue suas reformas em favor da abertura do país ao exterior, segundo o modelo chinês. Mas pelo outro, defende qualquer forma de dissidência e rejeita categoricamente o pluripartidarismo que, segundo o Partido, ameaçaria a estabilidade política indispensável ao desenvolvimento econômico.

O PCV censura estritamente a imprensa vietnamita, assim como as informaçoes procedentes do exterior. Entretanto, tem tentado, nos últimos anos, mudar ante o exterior sua imagem em matéria de direitos humanos, ao conceder maiores liberdades religiosas, dar anistias ou libertar dissidentes famosos.

Enquanto o crescimento econômico está em seus níveis mais baixos dos últimos dez anos, o PCV deve ainda fazer frente à corrupçao e à degradaçao ideológica, moral e política reconhecidas pelos próprios dirigentes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;