Nacional Titulo
Mortes por picada de cobra caem 75% em São Paulo
Do Diário OnLine
02/08/2010 | 10:27
Compartilhar notícia


O número de mortes provocadas por picadas de cobra caiu 75% nos últimos sete anos no Estado de São Paulo, de acordo com levantamento divulgado nesta segunda-feira pela Secretaria do Estado da Saúde. Dados coletados pelo Instituto Butantan revelam que m 2003 foram notificados 12 acidentes fatais envolvendo serpentes, ante os três casos registrados no ano passado.

Neste ano, nenhum caso foi notificado no Estado. De acordo com a pasta, o resultado positivo é fruto do aprimoramento de um trabalho que vem sendo realizado em todos os municípios paulistas para orientação, capacitação e preparo de profissionais responsáveis por prestar atendimento às vítimas de picadas.

Por meio de uma ação conjunta entre o CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) e o Instituto Butantan, a secretaria desenvolveu um programa de acidentes com animais peçonhentos, cujo objetivo é acompanhar a incidência desse tipo de ocorrência e desenvolver ações de prevenção e melhoria de atendimento.

Nesse sentido, quando há uma grande incidência de acidentes envolvendo animais peçonhentos em uma determinada região, uma equipe formada por profissionais do CVE e do Butantan é destacada para ir ao local e capacitar médicos e enfermeiras responsáveis pelo atendimento às vítimas. 

Acidentes — Em todo o Estado de São Paulo foram notificados 1.906 acidentes envolvendo serpentes ao longo de 2009, dos quais 380 na capital e Grande São Paulo, 258 na região de Taubaté,  233 no Vale do Ribeira, 167 na região de Sorocaba e 129 na região de Campinas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;