Cultura & Lazer Titulo
Pianista Yara Bernette encerra 'Concertos' 99
Mônica Santos
Da Redaçao
11/12/1999 | 16:20
Compartilhar notícia


A quarta ediçao da série Concertos Grande ABC - iniciada em agosto com um programa de 18 atraçoes - termina neste domingo trazendo para a regiao Yara Bernette, conhecida como a primeira-dama do piano no Brasil, que, em março, completará 80 anos. A pianista se apresentará a partir das 21h, no Teatro Lauro Gomes, em Sao Bernardo, ao lado da Orquestra Filarmônica de Sao Caetano.

"Estamos envaidecidos por esta oportunidade", diz o maestro Antonio Carlos Neves Pinto. Segundo ele, esta é a primeira vez que a orquestra tocará com Yara e também é a estréia do grupo na série Concertos Grande ABC. "Ensaiar com ela é muito tranqüilo. Além de ser uma musicista de primeira, ela sabe como se dirigir à orquestra. Desta forma, os músicos acabam reagindo de uma maneira muito positiva, e a sintonia é maravilhosa", explica Neves Pinto.

A tranqüilidade de Yara nos ensaios e concertos com jovens orquestras tem um motivo. Além de pianista, a paulistana, filha de imigrantes russos, é pedagoga e gosta muito de ensinar. "Eu me sinto feliz quando posso tocar com jovens, e acho que o Brasil tem muitos talentos", diz.

O programa da noite contará apenas com duas peças. Na primeira parte, a orquestra executará Abertura Fantasia Romeu e Julieta, de Tchaikovski (1840-1893). A peça, de 1869, é a primeira incursao do compositor pela dramaturgia de William Shakespeare. "É uma obra encantadora, porque aborda o amor e nos remete a momentos importantes da história", descreve o maestro.

Na segunda parte, já com Yara diante do piano, será executado o Concerto nº 1, em mi menor, op. 11, para piano e orquestra, de Chopin (1810-1849). A obra, cuja estréia foi realizada pelo próprio compositor em 1830, é a mesma com a qual Yara estreou profissionalmente, em dezembro de 1938, há exatos 61 anos, no Theatro Municipal de Sao Paulo.

"Para mim, este concerto é muito querido, pois está envolvido em uma história pessoal, mas para a orquestra ele é difícil, já que é muito transparente. Ainda assim, levando em conta o primeiro ensaio (o segundo seria realizado neste sábado), acho que teremos um bom concerto", completa a experiente pianista, que na quinta-feira passada integrou o júri do 1º Concurso Nacional de Piano, realizado pela Fundarte.

   Concertos Grande ABC - Yara Bernette e Orquestra Filarmônica de Sao Caetano - Domingo, às 21h. No Teatro Lauro Gomes - r. Helena Jacquey, 171, Sao Bernardo. Tel.: 457-3483. Ingr.: R$ 3 (estudantes, aposentados e menores de 12 anos) e R$ 5.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;