Política Titulo RETORNO
Ao contrário de 2008, PDT facilita apoio ao PTB

Em S.Caetano, pedetistas oficializam adesão a Regina em maio

Vinicius Gorczeski
Do Diário do Grande ABC
17/04/2012 | 07:51
Compartilhar notícia


Ao contrário do que ocoreu em 2008, quando flertou com a oposição e por detalhes não fechou parceria com o PT, o PDT de São Caetano tem facilitado o diálogo com o PTB, que lancará ao Paço a assessora especial de Ação Social, Regina Maura Zetone. Em evento pedetista no domingo, as legendas praticamente selaram união.

A petebista já coleciona oficialmente oito partidos no rol de alianças. A decisão do PDT deve ser formalizada em três semanas.

O tesoureiro do partido, Rubens Gomes, despistou ao afirmar que o tema ainda deve ser debatido entre os integrantes da executiva antes de avalizar coligações. Semana que vem haverá outro encontro partidário para discutir o assunto.

Apesar disso, o presidente municipal do PDT, Aparecido Inácio da Silva, o Cidão, assegurou que o contexto eleitoral hoje faz a sigla pender para o grupo da administração. E fez alerta quanto ao papel da militância neste ano em busca de mais espaço.

"Queremos fazer parte, mas para sermos protagonistas. Buscamos estar em todos os processos, na discussão do programa de governo, e não para ficar como carregadores de piano", declarou Cidão, sem falar em obter secretaria ou entrar na briga pela vice do PTB.

O diretório pedetista indicou que ainda pode discutir o lançamento de nomes próprios para concorrer ao Palácio da Cerâmica. Ainda que com menos chance de se concretizar, esse panorama também foi discutido no encontro dos filiados. A conversa entre as agremiações ocorreu após a reunião de 800 militantes pedetistas, quantidade que, aliás, surpreendeu Cidão, que esperava 150 pessoas.

Regina Maura lembrou que as conversas com o presidente da executiva municipal são aceno de que as siglas estão juntas. Curiosamente, a pré-candidata tem relação estreita com o Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano. Foi onde teve o primeiro emprego com registro em carteira, de 1985 a 1989, quando atuava como médica na entidade, encabeçada hoje por Cidão. Esse cenário é bem diferente de 2008, quando o PDT conversou intensamente com o PT (que formava chapa com o PPS), a fim de conquistar a vice do prefeiturável Jayme Tortorello. A parceria fracassou e o PDT aderiu à campanha de Auricchio.

Assim, ambos os lados atestam uma aliança que já vem da atual administração. E Regina Maura chegou a alçar o PDT, num afago a Cidão, como "protagonista" no grupo governista para o pleito de outubro. Como Cidão quer.

 

Aliados anunciam PSD no dia 23, diz prefeito Auricchio

 

Reflexo da intensa agenda pré-eleitoral do PTB - que corre para garantir a maioria dos partidos ao seu lado -, o PSD irá anunciar o apoio a Regina Maura no dia 23, no Espaço Prieto, destacou ontem o prefeito José Auricchio Júnior.

Para selar o acordo, aportará em São Caetano o coordenador regional pessedista, José Bittencourt, que já tinha acertado detalhes da parceria no início do mês com o petebista.

O anúncio só não havia sido feito antes por conta de agenda. "Eles (lideranças do PSD) fazem questão de estar presentes, porque desde a formação do partido na cidade a conversa tem sido muito afinada", disse Regina Maura. O vereador situacionista Joel Fontes é presidente local da sigla.

Reflexo da simpatia entre as legendas, encontros entre Regina Maura, a cúpula pessedeista e pré-candidatos a vereador têm sido constantes, para conhecer e trocar experiência com seus apoiadores. VG




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;