Internacional Titulo
Revista diz que Otan errou alvos móveis em ataques a Kosovo
Do Diário do Grande ABC
07/05/2000 | 19:17
Compartilhar notícia


Os avioes da Otan destruíram uma fraçao ínfima dos alvos militares móveis sérvios durante a guerra do Kosovo, informa a revista semanal Newsweek na sua ediçao de segunda-feira. Segundo um relatório nao-publicado da aviaçao americana, citado pela reportagem do semanário, durante os bombardeios da primavera (no hemisfério norte) de 1999 a aviaçao da Otan destruiu de maneira correta apenas 14 tanques, 18 veículos blindados de transporte de tropas e 20 peças de artilharia.

Os números fazem um violento contraste com o balanço final da campanha aérea, feita pelo chefe do Estado-maior inter-armas americano, general Henry Shelton. Ele disse que cerca de 120 tanques, 220 veículos de transporte de tropas e 450 peças de artilharia tinham sido destruídas.

O relatório citado pela Newsweek - que segundo a revista foi escondido - foi feito por uma equipe de especialistas da aviaçao americana e da Otan enviado em junho passado ao Kosovo para avaliar os danos infringidos ao exército iugoslavo pelos bombardeios da entidade.

A equipe tirou mais de 2.600 fotos e concluiu que os ataques foram eficazes contra alvos fixos como bunkers e pontes, mas que os iugoslavos conseguiram enganar os pilotos ocidentais graças a alvos falsos que imitavam tanques e peças de artilharia. Segundo a Newsweek, o comandante supremo das forças da Otan na Europa, general Wesley Clark, disse que nao acreditava nos números apontados pelo relatório. Uma nova pesquisa foi feita e chegou a números mais próximos dos do general Clark.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;