Internacional Titulo
Voz pode ser primeira indicaçao da tendência suicida
Do Diário do Grande ABC
17/08/2000 | 12:00
Compartilhar notícia


A primeira indicaçao de que uma pessoa tem tendência suicida poderia ser uma alteraçao na voz, segundo uma pesquisa de cientistas americanos publicada na ediçao de 19 de agosto da revista britânica New Scientist.

Esta alteraçao na voz é bastante significativa, como que para alertar o psiquiatra e ajudá-lo a distinguir entre os seus pacientes os que têm ``sérias' tendências suicidas e os que simplesmente estao deprimidos, acrescenta a revista especializada.

A percepçao de que a voz pode dar informaçoes vitais no que diz respeito à saúde mental de um indivíduo foi do psiquiatra da universidade de Yale Stephen Silverman. Ele notou que, tomando como base o tom da voz, podia adivinhar freqüentemente se um paciente corria o risco de suicidar-se em um futuro próximo.

Para testar a eventual utilidade prática das suas intuiçoes, o especialista pesquisou o assunto, com a colaboraçao do engenheiro eletrônico da Universidade de Vanderbilt (Nashville, Tenessee) Mitchell Wilkes. Uma série de entrevistas com 64 pacientes que sofriam de depressao foi comparada com entrevistas de outras 33 pessoas, que nao tinham o problema. Vinte e dois dos pacientes entrevistados tentaram realmente suicidar-se.

Posteriormente, realizou-se um estudo comparativo das gravaçoes das entrevistas e da trajetória de vida dos pacientes. ``No caso dos suicidas, a voz era mais oca, vazia (...), o que se chama de voz ultratumular'.

Wilkes baseou-se em dois fatores para distinguir os que tinham mais chances de suicidar-se dos outros. Os suicidas utilizam um espectro de freqüências vocais menos amplas quando pronunciam as vogais do que os pacientes que estao apenas deprimidos. O tom de voz dos suicidas também se torna mais alto. ``Existe uma diferença notável entre a voz dos suicidas e a das pessoas normais e entre a voz das pessoas normais e a dos deprimidos', explicou Wilkes.

``O motivo da alteraçao da freqüência vocal poderia estar ligado a mudanças fisiológicas produzidas pelo estresse (...) que podem afetar as cordas vocais', sugeriu o engenheiro.

Estas descobertas poderiam ajudar os funcionários de serviços telefônicos de urgência a ter uma idéia do estado real da pessoa que está do outro lado da linha. ``Tudo o que for capaz de determinar com antecedência o risco de suicídio de uma pessoa desesperada será de grande ajuda para nós', estimou Emma Charvet, responsável na Gra-Bretanha de uma associaçao de assistência telefônica a pessoas com tendência suicida, citada pela revista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;