Economia Titulo
Vendas de consórcios disparam
Adriana Mompean
Do Diário do Grande ABC
08/07/2005 | 09:44
Compartilhar notícia


Os consórcios voltam a ser uma das mais importantes opções de compra e investimentos. As vendas de novas cotas neste ano, entre janeiro e maio, cresceram 23,7% na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira pela Abac (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios). O total de cotas chegou a 837,9 mil, enquanto há um ano atrás eram de 677 mil. Foi um dos melhores resultados dos últimos anos.

A comercialização de cotas também está aquecida em administradoras de consórcio do Grande ABC, que registram aumento de até 40% nos primeiros cinco meses do ano. "Os números demonstram a consolidação do sistema no país. Também significa que existe uma maior disponibilidade de empresas que comercializam cotas de consórcio, além de um contexto econômico que favorece a busca de alternativas mais acessíveis para adquirir um imóvel ou bem durável", afirma Rodolfo Montosa, presidente da Abac.

De acordo com a entidade, a soma dos participantes dos consórcios, em seus vários setores, chegou a 3,34 milhões em maio, 3,7% mais que os 3,22 milhões do mesmo mês do ano passado. As contemplações tiveram alta de 4,3%, subindo de 339,5 mil, no acumulado dos cinco primeiros meses de 2004, para 354,1 mil no total deste ano.

A Conshop Administradora de Consórcios, de Santo André, que pertence ao grupo Savol, registrou crescimento de 40% na comercialização de cotas no acumulado de janeiro a maio. "Este começo de ano foi bem melhor para a empresa, pois no mesmo período do ano passado a economia começava a se estabilizar no país", afirma Nailson Pereira dos Santos, supervisor de vendas. "O sistema de consórcio fica cada vez mais atrativo em relação ao financiamento em instituições financeiras."

De acordo com Santos, enquanto a taxa média de administração cobrada em vendas de cotas de imóveis gira em torno de 22% para um período de pagamento que pode chegar a dez anos, o financiamento em bancos e instituições financeiras oferece taxas de cerca de 2% ao mês. Na Conshop Administradora, cerca de 50% das cotas comercializadas são de imóveis, 30% de carros e 20% de motocicletas.

O grupo Remaza, com filiais em Santo André e São Caetano - de um total de 33 no país - registrou crescimento de 33% na venda de cotas no acumulado de janeiro a maio no Grande ABC, na comparação com o mesmo período do ano passado. O destaque ficou para a comercialização de cotas de imóveis, que passou de 40 para 81 unidades no período. "As vendas de cotas de consórcio vem crescendo ano a ano. Com a estabilidade da economia, o desejo de adquirir um imóvel ou um carro faz com que as pessoas procurem mais alternativas de compras", afirma Ricardo Jaques de Carvalho, diretor comercial da Remaza.

Vendas - Os consórcios de eletrodomésticos foram o destaque nos primeiros meses de 2005. No acumulado de janeiro a maio, o total de vendas no país apresentou alta de 170,9%, subindo de 79,4 mil novas cotas para 215,1 mil. No caso de imóveis, o acumulado de novas cotas vendidas nos cinco primeiros meses do ano somou 58,8 mil, 8,5% a mais que as 54,2 mil vendidas no mesmo período do ano passado.

Já as cotas de veículos automotores registrou estabilidade nas vendas. No acumulado de janeiro a maio foram 545,7 mil vendas contra 543,6 mil ante os cinco primeiros meses de 2004.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;