Política Titulo CANDIDATURA CERTA
PT concede cadeira cativa a pré-candidatos a vereador
Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
16/04/2012 | 07:01
Compartilhar notícia


A definição das chapas proporcionais, que estabelecem os candidatos a vereador, serão definidas em junho, quando ocorrem as convenções dos partidos. Apesar de faltar ainda dois meses para definir o xadrez eleitoral, alguns pré-candidatos do PT em São Bernardo já estão com a legenda praticamente assegurada.

Maior bancada na Câmara, com seis vereadores, a direção almeja dobrar a representatividade na Casa.

Os ex-secretários José Cloves da Silva (Obras) e José Luiz Ferrarezi (Esportes), os suplentes Wagner Lino e Fátima Araújo e Marcos Lula, filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não encontrarão dificuldade para assegurar a participação no pleito.

O presidente do diretório petista de São Bernardo, Wanderley Salatiel, refuta qualquer favorecimento. "Não se pode tratar os pré-candidatos de maneira desigual. Mas é evidente que os vereadores levam vantagem por já exercerem mandato", disse Salatiel.

Os pré-candidatos petistas também rechaçam qualquer vantagem que possam ter em relação a outros postulantes. "No PT não tem isso de legenda garantida, todos passam pelo crivo da pré-candidatura, pela convenção, pela situação financeira em ordem com o partido. Não existe nenhum privilégio", disse Wagner Lino.

Wagner e Fátima atuavam no Legislativo, substituindo os correligionários Antonio Carlos da Silva, o Toninho da Lanchonete, e Zé Ferreira que atuavam nas Pastas de Obras e Sedesc (Desenvolvimento Social e Cidadania, respectivamente.

Em janeiro de 2011, Marinho promoveu mudanças no primeiro escalão do governo, realocando Toninho e Zé Ferreira para o Legislativo. Com isso, Fátima e Wagner Lino voltaram a condição de suplentes.

Marcos Lula vai disputar a eleição para vereador pela segunda vez. Filho do primeiro casamento da ex-primeira-dama Marisa Letícia, mas reconhecido por Lula, ele teve a candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral em 2008, que classifica inelegíveis parentes em até segundo grau do presidente da República. Na época, Lula exercia o segundo mandato como presidente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;