Política Titulo Nos bastidores
Tunico Vieira volta a ser
cotado a vice de Marinho

PMDB está cada vez mais próximo do PT em
S.Bernardo para as eleições do dia 7 de outubro

Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
16/04/2012 | 07:47
Compartilhar notícia


O vereador e pré-candidato à Prefeitura de São Bernardo pelo PMDB, Tunico Vieira, entrou de vez no rol dos postulantes a vice do prefeito Luiz Marinho (PT), que tentará a reeleição em 7 de outubro.

A possibilidade de Tunico estar ao lado de Marinho nas urnas ganhou força nos bastidores, mas é rechaçada publicamente. O prefeito tem declarado que pretende definir primeiro os partidos que estarão em seu arco de aliados para, posteriormente, discutir o vice. Segundo o petista, a definição não sairá antes de junho.

No sábado, durante a inauguração do CEU (Centro Educacional Unificado) Regina Rocco Casa, toda a cúpula do PMDB na cidade - Tunico, o também vereador Gilberto França e o presidente do diretório, Vanderlei Jueli - estiveram no mesmo palanque de Marinho e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os peemedebistas têm sido vistos em outros eventos da administração petista, sempre dividindo o palanque com o chefe do Executivo. Apesar disso, mantém o discurso de disputar o pleito. "Nada mudou. o PMDB tem uma determinação que é ficar na chapa majoritária. Temos pré-candidatura posta, trabalhamos por ela, mas estamos dispostos a conversar", declarou Tunico Vieira.

No começo do mês, Jueli confessou ao Diário que o partido pode abortar o projeto de candidatura própria para integrar o arco de aliança do petista. A mudança teria influência do vice-presidente da República, Michel Temer, que, inclusive, já teria conversado com Tunico.

"Para nós o que vale no momento é a pré-candidatura do Tunico. Estamos seguindo a determinação do partido de ter candidato a prefeito ou a vice nas cidades com mais de 200 mil eleitores", disse o dirigente.

As especulações sobre quem acompanhará a chapa majoritária petista começaram em outubro, quando o vice-prefeito Frank Aguiar (PTB) disse que deixaria a política, alegando que precisava de mais tempo para a família e a carreira artística.

Em fevereiro, Frank recuou, alegando que está à disposição de Marinho, caso ele precisar. Entretanto, o prefeito tem reiterado que apesar da nova postura de Frank, as conversas com o PTB recomeçaram do zero.

AINDA NÃO EMPLACOU

Embora tenha sido um dos primeiros a se colocar como pré-candidato em São Bernardo, Tunico Vieira e o PMDB ainda não ratificaram o apoio formal de nenhuma legenda ao projeto eleitoral.

Na ótica peemedebista, todos os partidos da cidade que tem candidatura própria estão com dificuldade de formar alianças. "Até pela fraqueza partidária das lideranças locais, muitos não têm autonomia. A maioria são diretórios provisórios, onde o líder regional versa de uma maneira, a direção nacional de outra, e a executiva municipal de outra", avalia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;