Cultura & Lazer Titulo
Carlos Fuentes anuncia livro autobiográfico para 2002
Madri
Da AE
24/12/2001 | 13:15
Compartilhar notícia


O mexicano Carlos Fuentes, 73 anos, aclamado como o maior escritor de seu país, anunciou que publicará em 2002 En esto Creo (sem título em português), obra que ele define como uma espécie de autobiografia. O livro registrará, em ordem alfabética, seus sentimentos mais íntimos e seus pensamentos mais públicos.

O anúncio da novidade aconteceu domingo durante um encontro na Casa das Américas, que reúne escritores de prestígio a fim de que cada um leia um fragmento da obra em que está trabalhando, de tal maneira que os leitores compartilhem os mistérios de uma criação literária. A nova obra de Fuentes, organizada no formato de um dicionário, é considerada uma das mais pessoais já escritas por ele.

Em outubro deste ano, finalmente chegou ao Brasil seu livro Espelho Enterrado (Rocco), uma análise abrangente acerca das raízes ibéricas e indígenas na América Latina. Segundo o próprio autor, a obra concilia crítica social e visão histórica para tentar estabelecer as bases para um projeto social, cultural e político que seja comum a toda a região.

Naturalizado – Fuentes nasceu em 11 de novembro de 1928, na Cidade do Panamá. De 1934 a 1994 morou nos Estados Unidos, Chile e Argentina. Ainda em 1994, mudou-se para o México, onde se naturalizou. Entre outros livros, Fuentes escreveu La Región Más Transparente (1957, seu primeiro romance), A Morte de Artêmio Cruz (1962), Terra Nostra (1975) e Gringo Velho (1985). Alfonso Reyes (México), Miguel de Cervantes e Príncipe de Astúrias (Espanha) são alguns dos mais significativos prêmios concedidos ao escritor.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;