Internacional Titulo
ONU e Iraque discutem embargo e questões humanitárias
Das Agências
25/02/2001 | 18:24
Compartilhar notícia


O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, e o chefe da Diplomacia do Iraque, Mohamed Said al Sahhaf, iniciarão dois dias de conversas sobre o embargo contra o Estado árabe e questões humanitárias nesta segunda-feira em Nova York, sem que nenhum deles tenha grandes expectativas de resultados alentadores.

"Não acredito que cheguemos a uma solução milagrosa, mas ao menos é um começo", declarou Annan. Sahhaf disse não estar otimista sobre as conversas e previu que elas serão muito longas.

As discussões -as primeiras em mais de dois anos- são "um evento sem novidades", disse um funcionário da ONU, que pediu o anonimato. No entanto, só o fato de as duas partes realizarem uma reunião é um resultado por si só, opinaram outros diplomatas neste domingo.

Ambas as partes estão muito distantes. O Iraque deseja o final completo das sanções que foram impostas ao país em 1990, em decorrência da invasão ao Kuwait, enquanto Annan deseja que Bagdá implemente as resoluções do Conselho de Segurança e permita que os inspetores de armas retornem ao Iraque em troca de um abrandamento das sanções.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;