Nacional Titulo
Polícia de Minas apreende arsenal em poder de menores
Do Diário do Grande ABC
11/08/2000 | 18:58
Compartilhar notícia


Trezentas armas de fogo, entre elas uma metralhadora calibre 45, oito escopetas e nove pistolas automáticas, foram apreendidas com menores infratores na capital mineira no período de outubro a maio deste ano. Além desse armamento, também foram apreendidas centenas de facas, chuços (canos de ferro com a ponta afiada) e canivetes. O relatório das apreensoes foram divulgados nesta sexta-feira pela Divisao de Orientaçao e Proteçao à Criança e ao Adolescente, conhecida como Delegacia de Menores.

As armas serao encaminhadas para à 4ª Divisao do Exército, em Juiz de Fora (MG), na Zona da Mata, onde serao incineradas. Todas as armas de fogo apreendidas, exceto os revólveres calibres 38, sao de uso exclusivo do Exército e das Polícias Civil e Militar.

O poder de fogo desses armamentos surpreendeu o delegado Dagoberto Alves Batista: "Resolvi divulgar a apreensao dessas armas, pois nunca encontrei tanto armamento pesado nas maos de menores infratores", garantiu. Segundo ele, a metralhadora apreendida, que dispara mais de cem tiros por minuto, era usada por um menor que guardava um ponto de tráfico de drogas em uma favela da capital. "E as escopetas foram usadas para a realizaçao de assaltos a banco e carros-fortes", contou.

Na avaliaçao do delegado, essa apreensao reflete a adoçao de menores pelos traficantes, pois geralmente essas armas sao encontradas com quadrilhas ligadas ao tráfico de drogas. "O conceito de família esta deteriorado, por isso os menores acabam se tornando presa fácil para os traficantes. A maioria dos menores detidos com essas armas tem envolvimento com drogas", analisa Batista.

Além desse armamento, que já foi periciado e catalogado pelo Instituto de Criminalística, ainda existem mais 150 armas guardadas no depósito da Divisao que foram apreendidas nos últimos três meses. Essas armas, de acordo com o delegado, terao o mesmo destino das outras. "Assim que forem periciados serao enviadas para o Exército", afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;