Política Titulo
Lula reúne Conselho Político para apaziguar ambiente no Senado
Do Diário OnLine
01/10/2007 | 16:26
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne nesta terça-feira com o Conselho Político (formado por presidentes de partidos que compõem a base aliada do governo federal) para discutir as próximas votações que serão realizadas no Congresso Nacional.

O principal objetivo de Lula é não permitir a repetição do que aconteceu na semana passada no Senado Federal, quando senadores do PMDB se ‘rebelaram’ e comandaram a rejeição à MP (Medida Provisória) que criava a Secretaria Especial de Planejamento de Longo Prazo, deixando sem cargo no governo o ministro Mangabeira Unger e mais 660 funcionários que já haviam sido contratados para cargos comissionados.

De acordo com rumores que circulam nos corredores de Brasília, os peemedebistas estariam descontentes com a pouca atenção que tem recebido do governo. Por isso, a partir de agora, todas as MPs devem ser discutidas com os líderes partidários antes de serem enviadas para o Parlamento.

Por meio do ministro das Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, Lula deve se aproximar mais dos ‘descontentes’ do PMDB. O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), também promete trabalhar duro para impedir que a coalizão seja ainda mais abalada.

CPMF –
A principal intenção do presidente é apaziguar o ambiente no Congresso Nacional para facilitar a tramitação da PEC (Proposta de Emenda Cosntitucional) que prorroga até 2011 a cobrança da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), imposto com prazo de extinção previsto para o fim deste ano.

Por enquanto, a proposta está na Câmara, mas em breve deve chegar ao Senado, Casa em que a batalha promete ser dura, pois o governo não é tão forte e contará com uma intensa pressão da oposição, que luta com todas as suas armas pela extinção do tributo.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;