Setecidades Titulo
Região cria 1ª associação de surdos
Vanessa Selicani
Especial para o Diário
25/02/2007 | 21:46
Compartilhar notícia


A Associação para Surdos de São Bernardo nasceu da iniciativa de Renato César Andrade de Souza, 31 anos, e Márcia Cristina Villaga Caravieri. Ela é a primeira no Grande ABC.

Por muitas vezes, Renato, que é deficiente auditivo, tentou criar uma associação que promovesse a socialização dos surdos. Com dificuldades para se comunicar com a Prefeitura, ele procurou uma intérprete que pudesse ajudá-lo. Foi então que conheceu Márcia, professora que conhece a linguagem de libras desde os 18 anos.

Márcia percebeu que muitos jovens surdos se reuniam em uma lan house perto do Paço e conseguiu um local para o grupo jogar futebol, na igreja em que freqüentava.

“Percebi que os jovens eram desamparados pelo poder público. Pocuramos a Prefeitura para participar dos jogos Paraolímpicos e fomos informados de que precisaríamos pertencer a uma associação.”

Na administração municipal, os deficientes encontraram a ajuda de um advogado, que apresentou as formas legais para montar a associação.Foi criado um estatuto, um conselho e Renato foi eleiro presidente.

“A Secretaria de Esportes se solidarizou com a causa e trabalhou de forma voluntária. A idéia é que a associação funcione de forma independente”, explica João Luiz da Costa, assessor da secretaria.

Na tarde de sábado, membros da associação oficializaram a fundação junto à Secretaria de Esportes. O evento aconteceu no Creeba (Centro Recreativo Esportivo Especial do bairro Assunção). Emocionado, Renato agradeceu a todos que apoiaram a iniciativa e deu o apito inicial do jogo de futebol entre surdos de Mauá contra o novo time de surdos de São Bernardo. O próximo objetivo da associação é participar dos jogos paraolímpicos.
(Colaborou Cristiane Bomfim)
Supervisão de Cláudia Fernandes




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;