Cultura & Lazer Titulo
‘Boneca de Pano’ estréia no Municipal
Do Diário do Grande ABC
07/11/2003 | 19:31
Compartilhar notícia


Produção do Núcleo de Formação e Difusão do Centro de Dança de Santo André, o espetáculo Boneca de Pano estréia neste sábado no Teatro Municipal de Santo André, com entrada franca. Coreografada e dirigida por Pedro Costa, a montagem aborda a cultura popular nordestina.

A iniciativa do espetáculo partiu do próprio coreógrafo, que nasceu em Pernambuco e se mudou para São Paulo há vinte anos. “A cultura nordestina está muito forte dentro de mim, faz parte das minhas raízes. Boneca de Pano contém uma visão lúdica desse universo”, afirma. Expressões como a embolada, o mamulengo, o forró e o xaxado são a fonte inspiradora. “Damos uma visão contemporânea à cultura popular. É uma fusão, não um balé folclórico”, diz.

A montagem está estruturada em 14 quadros interligados. “Cada um lembra uma história do Nordeste”, afirma Costa. Assim, há referências à seca “que deixa as pessoas passando fome”, à migração. Há elementos cênicos como fitas coloridas e bonecas pequenas, manufaturadas pelos bailarinos, que são penduradas em varal – o que remete à técnica de confecção dos livretos de cordel.

Músicas de Antúlio Madureira, Chico Science, Luiz Gonzaga e Zé Ramalho, entre outros, embalam os 15 bailarinos. Romaria, do paulista Renato Teixeira, “lembra a luta do povo” – neste quadro, Norma Duarte faz o solo enquanto Erika Coreliano declama os versos da canção.

Antônio Carlos, Camila Pires, Danila Bin, Heloísa Ferreira, Ingrid Agnelli, Jussara Belchior, Paloma Cassiano, Priscila Nunes, Renata Frias, Roberto Monteiro, Taís Silva, Vanessa Vasconcelos e Verônica Santiago também integram o elenco. Sete dos intérpretes são remanescentes de Eternamente Elis, que Costa coreografou para o Centro de Dança de Santo André no ano passado. Os demais foram selecionados em março, durante audição.

Boneca de Pano – Dança Contemporânea. Coreografia de Pedro Costa. Elenco do Centro de Dança de Santo André. Sábado e domingo, às 20h30. No Teatro Municipal de Santo André – Paço Municipal, s/nº, Santo André. Tel.: 4433-0789. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;