Nacional Titulo
Pesquisa: brasileiros trocam cigarro pela bebida
Do Diário do Grande ABC
23/02/2000 | 14:43
Compartilhar notícia


Os brasileiros começaram a abandonar o tabaco graças às campanhas contra o cigarro, mas estao consumindo mais bebidas alcoólicas, revela uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira.

Nos últimos 11 anos, o número de fumantes caiu de 38,7%, em 1988, a 30% em 2000, segundo pesquisa da Associaçao Brasileira de Prevençao do Abuso de Drogas, que considerou esta reduçao algo muito significativo.

O presidente da citada entidade, o médico e ex-deputado federal José Elias Murad, afirmou que os nao-tabagistas sao a ``grande maioria'. Sessenta e nove por cento declararam nao ter o costume de fumar, enquanto que 30% confessaram o hábito de fumar cigarros e apenas 1% o cachimbo.

O vício de fumar é maior entre os homens: 39% contra 25% das mulheres. Mas, segundo Murad, a pesquisa revela um dado ``estimulante', pois este hábito está caindo entre os mais jovens. Entre os entrevistados, de 16 a 24 anos de idade, 76% disseram que nao fuma, contra 24% que ainda fumam.

O consumo de bebidas alcoólicas está aumentando entre os jovens com mais de 16 anos. Trinta e seis por cento confessaram o hábito de beber regularmente. Essa cifra passa a 44% entre os que têm de 24 a 29 anos. A partir dos 30 anos, o consumo de bebidas alcoólicas se reduz.

Foram entrevistadas 2 mil pessoas, em 24 dos 27 Estados brasileiros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;