Cultura & Lazer Titulo
Espetáculo questiona as convicções da plateia
Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
29/06/2011 | 07:46
Compartilhar notícia


Diálogo inteligente confronta valores, conceitos e preconceitos de duas gerações no drama "Usufruto", que terá sessão única no Teatro Municipal de Santo André.

Encenado por Lúcia Veríssimo e Cláudio Lins, o espetáculo é centrado em encontro inusitado de mulher cinquentona com homem mais jovem em apartamento vazio, colocado à venda.

Na trama, os dois desconhecidos disputam a compra do imóvel que tem como principal atrativo a bela vista para o mar. Para decidir quem fica com o lugar, os dois participam de um jogo no qual apenas a verdade pode ser dita.

Enquanto Lúcia vive mulher sedutora e debochada que deseja levar a sua solidão para um ambiente mais agradável, Lins é arquiteto promissor da faixa dos 30 anos, prestes a se casar.

Durante toda a peça, dirigida por José Possi Neto, os dois discutem sobre as suas experiências de vida e assim instigam o público a questionar as próprias convicções. Quais caminhos o ser humano é capaz de percorrer para alcançar os seus propósitos? Até onde esses caminhos são sadios ou ultrapassam as fronteiras da moralidade?

Ora a plateia se deixa guiar pelo ponto de vista do jovem que, restrito a velhos conceitos e certezas absolutas, crê na existência de um amor puro e fiel; ora o público se enxerga na pele da mulher cinquentona que vive sintonizada com as mudanças do mundo. Ela, por sua vez, defende a existência de um amor perverso e polifórmico.

Em cartaz desde novembro de 2009, a montagem mostra que a mulher e o homem têm razão, afinal tudo é uma questão de ponto de vista. Escrito por Lúcia Veríssimo, que estreia na dramatugia, o espetáculo é tributo a Roland Barthes, autor da obra "Fragmentos de Um Discurso Amoroso". Tem a intenção de sacudir a atual juventude, considerada apática e conservadora.


Usufruto Teatro. Sábado, às 21h. No Teatro Municipal de Santo André - Praça 4º Centenário, Santo André. Tel.: 4433-0786. Ingr.: R$ 60 (inteira), R$ 50 (antecipado).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;