Economia Titulo
Argentina decreta tarifa zero para importações de alta tecnologia
Do Diário OnLine
30/10/2001 | 18:37
Compartilhar notícia


O Ministério de Economia da Argentina publicou nesta terça-feira, no Diário Oficial, um decreto que reduz a zero a tarifa de importação de bens de capital, informática e telecomunicações de países que não fazem parte do Mercosul. A medida deve criar mais um atrito comercial com o Brasil.

O governo argentino já havia isentado da Tarifa Externa Comum do Mercosul (TEC), em 29 de março, os bens de informática e telecomunicações, mas voltou atrás da decisão dias depois devido a pressões internas.

Há alguns meses, os setores de telecomunicação e tecnologia da Argentina argumentam que a TEC de 14% e 20% sobre as importações força a indústria do país a adquirir bens de informática brasileiros a custos maiores do que os produzidos nos Estados Unidos e Japão.

Segundo a agência oficial de notícias da Argentina, Télam, as empresas brasileiras de alta tecnologia exportam cerca de US$ 500 milhões por ano com alíquota zero.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;