Política Titulo
Moradora de Rio Grande da Serra é primeira-dama pela 3ª vez
Gislayne Jacinto
Do Diário do Grande ABC
10/10/2004 | 15:22
Compartilhar notícia


A moradora de Rio Grande da Serra Zulmira Jardim Teixeira é especialista em ser primeira-dama na cidade. Aos 78 anos, já exerceu essa função por duas vezes: de 1977 a 1982 (Aarão Teixeira) e de 1993 a 1996 (José Teixeira) e está prestes assumir o posto pela terceira vez. No entanto, ela foi primeira-dama de uma maneira diferente, pois não era mulher dos prefeitos e sim mãe de filhos solteiros.

Zulmira vai se tornar primeira-dama pela terceira vez, a partir de janeiro do ano que vem porque, o seu filho caçula e solteiro, Adler Kiko Teixeira, foi eleito no dia 3 de outubro e vai cumprir o mandato de 2005 a 2008.

Nem mesmo um problema de osteoporose no joelho, que provoca dificuldades para andar, lhe tira o ânimo e a impede de fazer os planos para o próximo mandato. “Já fiz os exames para saber se posso operar e, se não puder, nem se for em cadeira de rodas e com a ajuda do telefone eu vou ajudar o meu filho na promoção social. Não entrego os pontos, porque estou com a cabeça boa”, disse Zulmira que anda com a ajuda de uma bengala.

Nascida em 16 de abril de 1926, na Ilha da Madeira, em Portugal, chegou em Rio Grande da Serra há 50 anos. Mulher de um químico de vinhos e formada em colégio de freiras, a dona de casa – que fala fluentemente francês e inglês – passou muitas dificuldades ao chegar no Brasil e na pacata Rio Grande. “Amassei muito bairro. Ficamos 22 anos sem energia elétrica. Foram tantas as dificuldades que enfrentamos que nem quero lembrar”, afirmou Zulmira ao confessar que em determinados momentos pensou em voltar para Portugal.

Dedicação – Mãe de sete filhos – José, Anabela, Aarão, Aida, Alda, Ana Paula e Adler – dedicou a sua vida inteira aos filhos. Ela perdeu o marido, Edmundo Luiz da Nóbrega Teixeira, quando tinha 49 anos – ele tinha 52. Na ocasião, o patriarca Teixeira era candidato a prefeito, mas enfartou e veio a falecer. “As pessoas pediram para que o substituto fosse alguém da família e o escolhido foi meu filho Aarão, que aos 19 anos foi eleito o prefeito mais jovem do país”, disse.

Tanto no mandato de Aarão quanto no de Teixeira desenvolveu projetos na área da promoção social. “Fazíamos campanhas de agasalho, arrecadação de alimentos para distribuir a famílias carentes e ainda fazíamos pechinchas com roupas usadas. Parte dos recursos, às vezes, dava para ajudava entidades como por exemplo a Apae”, disse.

Encontros – Zulmira ainda promovia encontros com outras primeiras-damas da região e quer que o mesmo se repita no próximo mandato. “Sei que a realidade é outra, mas minha idéia é priorizar quem tem fome e quem necessita de remédios. Aqui falta escola, creche, hospital. Falta tudo. Precisamos lutar para melhorar a situação. Gosto de ser primeira-dama não por vaidade, não por obrigação, mas sim porque gosto de ajudar as pessoas. Faço tudo com muito carinho e amor”, afirmou.

Ela finalizou dizendo que o encontro com as outras seis primeiras-damas da região será importante para traçar novas diretrizes. “Teremos de percorrer a região para sentir quais são as atuais necessidades da população. A partir daí, poderemos elaborar planos de ações. As cidades mais ricas poderão nos ajudar com doações. Em Rio Grande, há muita pobreza e qualquer ajuda é importante.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;