Política Titulo Enchente
Governo do Estado assumirá desapropriação na área do piscinão Jaboticabal com auxílio federal

Equipamento surgiu de demanda de prefeitos do Grande ABC, há mais de dez anos, e foi foco de reunião

Daniel Tossato
Do Diário do Grande ABC
13/03/2019 | 11:02
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), declarou que assumirá desapropriação da área do piscinão Jaboticabal através de auxílio federal e, se preciso, buscará verba através de financiamento internacional. Esse era o maior entrave para efetivação do equipamento.

O piscinão surgiu de demanda de prefeitos do Grande ABC, há mais de dez anos, e foi principal foco da reunião entre o governador e o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, que ocorreu nesta manhã no Palácio dos Bandeirantes. Governo e prefeituras da região se encontraram para debater planos para amenizar os impactos das chuvas, como a que ocorreu no domingo para segunda e inundou a região matando dez pessoas.

Segundo Doria, o piscinão foi orçado em R$ 400 milhões e deverá ser entregue a longo prazo. Ainda segundo o governador, o equipamento deverá ser o maior piscinão do Estado. “Essa era uma obra planejada há muito tempo, mas nunca foi executada. Estamos retomando essa obra”, disse o tucano.

Prefeito de Santo André e presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Paulo Serra (PSDB), afirmou que desde o início o governo do Estado se prontificou a auxiliar a região e fez balanço positivo do encontro. “Foi uma chuva sem precedentes. Estamos somando esforços para minimizar os impactos. Durante a reunião com Doria, nós focamos na obra do piscinão Jaboticabal”, alegou.

A obra abrangeria terreno que fica entre São Bernardo, São Caetano e a Capital.

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), também se mostrou otimista com o encontro e diz que o piscinão é obra indispensável para minimizar os impactos das cheias. “Hoje saio com garantias de que o Jaboticabal poderá sair do papel. O governo do Estado assumiu a situação”, alegou Morando.

Além do Jaboticabal, governo e prefeituras acertaram a liberação para a construção de muros de arrimo, desassoreamento de córregos da região e liberação de R$ 20 milhões para auxílio à região metropolitana.

Amanhã, às 11h30, o governo do Estado receberá a visita do ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, que também participará das discussões de planos para minimizar o impacto das enchentes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;