Política Titulo
Recém-empossado, Misso já busca laçar aliados
Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
11/01/2011 | 07:22
Compartilhar notícia


O recém-empossado chefe de gabinete do prefeito de Diadema, Mário Reali (PT), Osvaldo Misso - foi nomeado no dia 4 -, iniciou trabalho de cooptação de partidos e aliados para fortalecer a reeleição do governo petista no ano que vem. Misso já estaria, inclusive, mandando mensagens e convites a lideranças partidárias.

A informação é confirmada pelo dirigente do PT de Diadema, Josemundo Dário Queiroz, o Josa: "É obvio que estamos conversando com muita gente agora. Queremos ampliar as alianças para a disputa de reeleição do Mário. O Osvaldo transita muito bem e com tranquilidade e tem essa função de articulação".

Nos bastidores, a informação é de que Osvaldo poderia "encaixar" funcionários ligados às legendas na administração para garantir a parceria. "Esse diálogo visa 2012 e não quer dizer que, necessariamente, esses partidos vão fazer parte do governo. É uma discussão de projeto eleitoral", rebateu Josa. Oposicionistas já enxergam a alteração da articulação política como forma de "anular" qualquer movimento prejudicial à proposta petista.

Entre vereadores e dirigentes partidários, Misso tem a moral elevada. Ele foi um dos articuladores da aliança com os socialistas, à época oposição ferrenha. "O PSB sempre o respeitou, assim como respeitamos o Fidélis (Antonio Lusairto, antecessor na chefia de gabinete)", comentou o presidente do PSB municipal e secretário de Segurança Alimentar, José Manoel da Silva, o Adelson. "Quando muda o técnico o time passa o correr mais para ter a confiança dele", disse sobre os impactos da nomeação na administração.

Na gestão Reali, Misso ocupou a Secretária de Saúde e coordenação de projetos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), principal financiador de obras na cidade. No ano passado, deixou a administração para coordenar campanha vitoriosa de José de Filippi Júnior (PT) a deputado federal. A relação com o Legislativo não anda 100%, destacando que o PT perdeu a hegemonia de dez anos no comando da Câmara.

"Minha eleição se deu em cima de descontentamento com o governo. Aproveitamos um vácuo que tinha. A nomeação tem um ganho muito grande, o governo estava carente de liderança política. Visando 2012, a grande preocupação é de quem pilotará esse projeto, agora, tem um nome que dá mais segurança", elogiou o presidente do Legislativo, Laércio Soares (PCdoB).

Misso também exerceu a função de secretário de Obras, Saúde e chefia de gabinete na gestão de Filippi (1993-1996 e 2001-2008). Enquanto era chefe de Obras, Misso pulou para o mesmo cargo na gestão do prefeito de Mauá, Oswaldo Dias (PT). Ele também foi secretário de Serviços Urbanos da ex-prefeita da Capital, senadora eleita Marta Suplicy (PT).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;