Economia Titulo Na região
Vendas de veículos aumentam 25,57%

No primeiro bimestre deste ano foram vendidas 8.112 novas unidades nas sete cidades

Por Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
02/03/2019 | 07:30
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


A venda de veículos novos cresceu 14% no Grande ABC em fevereiro, quando foram vendidas 3.964 unidades, ou seja, uma média de 141 por dia. No mesmo período do ano passado, foram emplacados 3.478 veículos, ou seja, houve aumento de 486 exemplares. Se forem consideradas as vendas no primeiro bimestre de 2019, de 8.112 unidades, a alta é de 25,57%.

Os dados foram divulgados ontem pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), e abrangem automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. Os números nacionais apontaram crescimento maior, de 26,53% no mês passado (198.653 veículos), em relação ao mesmo período de 2018. No primeiro bimestre de 2019, foram emplacadas 599.188 unidades, contra 499.117 no mesmo período de 2018, alta de 20,05%.

Na região, a cidade que mais vendeu veículos foi São Bernardo, com 2.815 exemplares. De acordo com o coordenador do curso de Administração do Instituto Mauá de Tecnologia, Ricardo Balistiero, conjunto de fatores acabou interferindo na alta das vendas. “Houve retomada do emprego no ano passado, ainda que tímida, o que eleva a confiança do consumidor, que fica com menos medo do futuro e com mais coragem de assumir crédito e comprar um automóvel. Embora o consumo das famílias não tenha crescido muito, tivemos a liberação do PIS/Pasep, o que dá injeção na economia”, afirmou. Outro ponto que é que o Carnaval, no ano passado, foi comemorado em fevereiro. Ou seja, em 2019 houve mais dias úteis no mês.

“O crescimento acima do resultado de 1% do PIB (Produto Interno Bruto) sinaliza que a venda de veículos da região segue aquecida mesmo com as recentes mudanças no governo. Dependendo do resultado das reformas econômicas propostas, o setor deve continuar em alta”, disse o professor de engenharia civil especializado em mobilidade urbana da FEI (Fundação Educacional Inaciana), Creso Peixoto. (Colaborou Daniel Macário) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;