Memória Titulo
Eles construíram esta igreja

A igreja em louvor ao Senhor Bom Jesus, em Paranapiacaba, nasceu da vontade e de uma lista financeira dos seus moradores a partir de 1884

Ademir Medici
01/03/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


 A igreja em louvor ao Senhor Bom Jesus, em Paranapiacaba, nasceu da vontade e de uma lista financeira dos seus moradores a partir de 1884

Memória tem acompanhado o esforço da população de Paranapiacaba, com o apoio da administração pública e de muitos patrocinadores, na reforma da igreja Senhor Bom Jesus.

Trata-se, também, de uma homenagem aos antigos, que ali se reuniram para rezar, assistir a missas, organizar e participar de festas, quermesses e procissões.

Tempo, pois, de relacionar alguns nomes que acreditaram na possibilidade de se erigir um templo, 135 anos atrás.

A notícia foi publicada no jornal A Província de São Paulo, edição de 15 de fevereiro de 1884, quando fiéis se reuniram e elegeram uma comissão para erigir a capela, que virou igreja e hoje é sede da Paróquia Senhor Bom Jesus.

Até que a igreja fosse inaugurada, em 1889, cinco anos se passaram. E aí está a igreja. Linda. Muita gente, que mora e/ou morou em Paranapiacaba, aguarda o 16 de março, dia da reinauguração. Vai rolar emoção.

A reforma da igreja de Paranapiacaba

Inauguração: 16 de março, um sábado.

Programação: celebração de duas missas, às 11h e 16h, esta pelo bispo diocesano dom Pedro Cipollini

Participação: Coral da OAB de Santo André

Em 1° de março de...

1899 – Começa a funcionar a fábrica de cadeiras Streiff, em Santo André.

1914 – Fundado o Esporte Clube Rio Branco, em São Caetano.

1919 – João Jorge Figueiredo & Cia publica anúncio na capa do Estadão informando a transferência da sua matriz para o Centro de São Paulo, mantendo filiais em Campinas e Santos.

Nota – Anos depois a João Jorge Figueiredo viria para Mauá, participando do desenvolvimento industrial do então distrito de São Bernardo.

Internacional. Do noticiário do Estadão: a crise política na Espanha; tipógrafos em greve em Madri; jornais não circulam; padeiros aderem à greve geral; falta água em Barcelona; governo suspende garantias constitucionais.

Carnaval 1919 – Sociedade Harmonia promove o grande baile à fantasia no Theatro Municipal de São Paulo. A plateia é transformada num vasto salão e o palco num lago artificial.

Circula um novo semanário, A Urtiga, com crônica social-política, teatral e esportiva.

1974 – São Caetano instala parquímetros para o controle de estacionamento de veículos nas ruas Carlos de Campos, Santa Catarina e Praça Cardeal Arcoverde.

Interação com Facebook

‘O que falta no País é o Barão’

Sou o primeiro dos candidatos a bobo da corte. Mas não sou o único, hem!

Da crônica de Lourenço Diaféria publicada pelo Diário em 1º de março de 1989. Confiram a íntegra no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 1º de março de 1989 – ano 31, edição 7001

Manchete – Inflação é de 3,6%; poupança paga 18,95%

Presidente Sarney entusiasma-se com índices, mas técnicos da área econômica não escondem certa decepção.

Indústria – 1 – A nova fábrica da Poliolefinas ficará mesmo no Polo Petroquímico de Capuava, segundo o ministro de Desenvolvimento Industrial, Roberto Cardoso Alves.

Indústria – 2 – Saab-Scania dará férias para 800 operários de sua linha de montagem, em São Bernardo.

Comércio – Um dos pontos mais tradicionais de Santo André – o ginásio de esportes do Primeiro de Maio FC, na Rua Coronel Oliveira Lima – vai se transformar num shopping Center, com o nome de Santo André Shopping. Inauguração prevista para o fim de 1989.

Adeus – Morreu ontem no Rio de Janeiro o escritor dicionarista Aurélio Buarque de Hollanda.

Artigo (Reinaldo Azevedo) – Aurélio Buarque de Hollanda virou uma metonímia, recurso de linguagem que permite, entre outros, substituir o homem pela sua obra. No caso do ‘Aurelião’, obra monumental, quer pelo tamanho e pelo rigor intelectual, quer pela popularização de seu trabalho.

Futebol – Coppini, ex-jogador do Saad, de São Caetano, é apresentado como o novo técnico do Palestra, de São Bernardo.

Hoje

Dia Internacional da Proteção Civil

Santos do Dia

Beata Joana Maria Bonomo

Albino

Eudócia

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários, em 1º de março, 174 municípios, 164 dos quais localizados em Minas Gerais.

Dos mineiros, aniversariam hoje: Águas Vermelhas, Belo Oriente, Central de Minas, Divinésia, Espírito Santo do Dourado, Felício dos Santos, Gonzaga, Ingaí, Lagoa Formosa, Monjolos, Nacip Raydan, Olaria, Presidente Juscelino e Presidente Kubitschek.

Entre os aniversariantes está o Rio de Janeiro, fundado em 1565.

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;