Cultura & Lazer Titulo
Grande ABC exibe Festival do Minuto
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
18/11/2003 | 20:33
Compartilhar notícia


As duas unidades do Sesc no Grande ABC exibem, com entrada franca, os 35 vídeos selecionados para o Festival Mundial do Minuto de 2003. Todos os trabalhos abordam de alguma forma o tema Mãe, proposto pelos organizadores para esta 10ª edição.

Na noite de segunda-feira, foram anunciados os vencedores do evento. As sessões em São Caetano ocorrem às 15h e 19h30 desta quarta e às 19h30 de quinta. E, em Santo André, a mostra acontece diariamente até o próximo sábado, em três horários: 15h, 17h e 19h.

Os dois locais na região integram a lista de 92 pontos que exibem o Festival em 11 Estados brasileiros. O evento segue até o próximo domingo, dia 23, e tem como principal endereço o Museu da Imagem e do Som (av. Europa, 158), em São Paulo. A seleção conta com 30 produções brasileiras, duas alemãs, uma mexicana, uma suíça e uma norte-americana.

O grande vencedor é Todas as Horas, de Kiko Mollica. O segundo lugar fica dividido entre A Tua Mãe, de Pedro Becker, e Reminiscências, de Wilson Antunes. Os três trabalhos são paulistas e seus autores receberam, cada um, o prêmio de R$ 1,5 mil.

Os autores dos vídeos de curtíssima metragem colocam seu poder de síntese para contar uma história em, no máximo, 60 segundos. Para se ter uma idéia da brevidade dos roteiros basta ler as sinopses dos trabalhos no site do Festival (www.uol.com.br/festival).

“Com mãe não se brinca” é a sinopse de Siento Su Corazón, de Victor Lema Riqué. “Da mãe, a gente nunca esquece”, do Manhê!!!, de Júlio Marques. “Um homem preso à sua mãe, preso à sua rotina, não tem diálogo, não tem rotina”, do Amamaterna, de Camila Miranda. Esses vídeos foram destacados com menções honrosas, ao lado de Esses Prazer, de Walter Carvalho, e Desejo Citrullus, de Ana Bárbara Ramos, entre outros.

O Festival Mundial do Minuto deste ano teve 722 inscritos. O júri foi formado apenas por mães: a atriz Débora Duboc, a apresentadora Didi Wagner, as cineastas Laís Bodanzky e Tata Amaral, a produtora Zita Carvalhosa e a secretária de Estado da Cultura, Cláudia Costin.

Quem quiser participar da próxima edição pode começar a pensar em seu trabalho. O tema já foi divulgado: Mínimas Diferenças, sobre o que diferencia uma pessoa de outra de acordo com seu local de origem. São aceitas produções realizadas em qualquer tipo de equipamento que produza imagens em movimento. O tempo deve ter entre um e 60 segundos.

O Festival do Minuto nasceu em 1991, criado pelo cineasta Marcelo Masagão (diretor de Nós que Aqui Estamos por Vós Esperamos). No ano passado, o evento não foi realizado por falta de patrocínio. Para sua 10º edição, em 2003, conseguiu parceria com a Petrobras e apoio da rede Sesc, Prefeitura de São Paulo, MTV Brasil e Secretaria de Estado da Cultura, entre outros.

Mostra do Festival do Minuto de 2003 – Vídeo. No Sesc São Caetano – r. Piauí, 554, São Caetano. Tel.: 4223-8800. Quarta, às 15h e às 19h30, e quinta, às 19h30. E no Sesc Santo André – r. Tamarutaca, 302, Santo André. Tel.: 4469-1200. De quarta até sábado, às 15h, 17h e 19h. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;