Internacional Titulo
Enchentes expulsam 30 mil siberianos de suas moradias
Das Agências
17/05/2001 | 18:03
Compartilhar notícia


Trinta mil pessoas foram evacuadas nesta quinta-feira na Sibéria por causa de enchentes.

O estado de emergência foi declarado em várias localidades da Sibéria Oriental e Central onde 4.900 moradias estavam inundadas, informou o ministério russo de situações de emergência.

"A situação é crítica e ainda pode piorar", afirmou o ministro russo Serguei Chuigu à televisão.

Quatro aviões militares russos Sujoi 24M bombardearam na manhã desta quinta-feira uma enorme barreira de gelo que tinha se formado no rio Lena, provocando graves inundações.

Uma barreira de gelo de 80 km no rio Lena já tinha sido destruída nesta quarta, com a ajuda de 30 toneladas de explosivos, mas o gelo se acumulou de novo, formando outra barreira que se estende entre 40 km e 75 km rio abaixo da cidade de Lensk, em Iakuti (Sibéria Oriental).

Mais de 18 mil pessoas foram retiradas nesta quinta-feira apenas na cidade de Lensk, cuja população total é de 27 mil habitantes.

O nível de água do rio siberiano Lena atingiu um recorde absoluto de 19 metros, enquanto sua cota de alerta se situa em 13,5 metros, precisou o ministério, estimando que a água "continuará subindo" nas próximas horas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;