Cultura & Lazer Titulo
Orquestra de Câmara Villa-Lobos inicia série de concertos
Do Diário do Grande ABC
01/06/2000 | 18:44
Compartilhar notícia


Com nova formaçao, a Orquestra de Câmara Villa-Lobos faz, neste domingo, no Teatro Sao Pedro, a primeira apresentaçao da série "Sempre aos Domingos", que até novembro levará o grupo uma vez por mês ao teatro. O programa desta semana reúne peças de compositores alemaes do período barroco: Pachelbel, Haendel, Telleman e Bach.

A idéia da série surgiu da necessidade de os músicos estarem em atividade constante. "O músico precisa disso para crescer musicalmente", afirma Betina Stegman, spalla do grupo. Além disso, com os concertos no Teatro Sao Pedro, a orquestra espera criar uma alternativa para o público paulistano nas tardes de domingo e criar, assim, um público para a música de câmara. "Conjuntos de câmara têm uma receptividade maior fora do país do que aqui, onde nao é fácil criar uma audiência", diz Betina.

O programa das apresentaçoes mostra essa preocupaçao. A cada mês, o conjunto vai interpretar peças de compositores de mesma nacionalidade. Outra característica é a escolha de peças conhecidas pelo público em geral. "Nossa intençao é fazer com que o público reconheça, nos concertos, as peças executadas e possa deleitar-se enquanto relaxa da correria do dia-a-dia", afirma a violinista. Ela ressalta, porém, que as peças vao ganhar nova roupagem.

"Hoje em dia há uma tendência de privilegiar-se obras pouco conhecidas, mas nossa opçao é de ir contra a corrente sem, no entanto, abrir mao da possibilidade de dar à interpretaçao uma cara viva, espontânea, brasileira".

Italianos - Em julho, os compositores italianos serao o destaque, com a presença de Vivaldi, Albinoni e Rossini. Em agosto será a vez de Copland e Piazzolla, em um concerto dedicado a compositores do continente americano. Os russos sao o tema de setembro, com obras de Tchaikovsky, Stravinsky, Rachmaninoff e Borodin. Os brasileiros aparecem em seguida, com Villa-Lobos, Radamés Gnatalli, Edno Krieger e Camargo Guarnieri. Finalmente, em novembro, Mozart, Schubert e Haydn aparecem no concerto dedicado aos austríacos.

História - Criada em 1992, a Orquestra de Câmara Villa-Lobos recebeu da crítica especializada elogios dos mais variados. O próprio maestro Zubin Mehta, ao referir-se ao grupo, disse: "Tecnicamente impecável, dos primeiros violinos ao contrabaixo, eles tocam com o coraçao".

As dificuldades com o patrocínio, no entanto, fizeram com que o grupo passasse por momentos complicados. Os músicos pensaram, até mesmo, em acabar com a orquestra. "O amor pela música, no entanto, fez com que insistíssemos no projeto e iniciássemos o processo de reformulaçao", conta Audino Nunes, que está no grupo desde sua criaçao. O resultado, o público paulistano pode acompanhar a partir desta semana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;