Economia Titulo
PATs do Grande ABC possuem 237 vagas
Leone Farias
Da Redaçao
03/07/1999 | 18:35
Compartilhar notícia


Os PATs (Postos de Atendimento ao Trabalhador) do Grande ABC, destinados a cadastrar gratuitamente desempregados e a recolocá-los no mercado de trabalho, contavam com 237 vagas disponíveis na última sexta-feira.

O posto do Centro de Solidariedade ao Trabalhador, da Força Sindical, localizado em Santo André, apesar de também ter sido consultado, nao divulgou as informaçoes de vagas. Segundo o gerente do Centro, Paulo Muniz, apenas na próxima semana o Centro disponibilizará as informaçoes. A maior parte dos empregos disponíveis, 145, provém do posto de Sao Bernardo, onde também está localizada a sede da Diretoria Regional da Sert (Secretaria Estadual de Emprego e Relaçoes do Trabalho). Em segundo lugar, vem Sao Caetano, com 44 vagas, seguida de Diadema, com 41 postos para preencher.

Além disso, a grande maioria dos empregos tem como característica comum os requisitos de ser direcionada a pessoas de mais de 18 e menos de 55 anos de idade, que possuam 1º grau completo e experiência de pelo menos seis meses na funçao.

Há ainda algumas vagas com a exigência de curso técnico, como eletricista e técnico em computaçao. De acordo com a gerente do posto em Sao Bernardo, Selma Rampazzo Sercheli, essas vagas demoram mais a ser preenchidas porque pessoas com esses conhecimentos recorrem pouco aos postos.

Segundo Iara Ignácio, coordenadora do PAT de Ribeirao Pires - onde havia apenas três empregos disponíveis -, é muito grande o número de desempregados cadastrados. Dessa forma, logo que surge uma vaga, o posto já encaminha trabalhadores que preenchem os requisitos à empresa solicitante. Em Mauá também havia poucas vagas cadastradas, apenas sete.

Iara avalia ainda que muitos empresários parecem desconhecer os serviços dos postos e as facilidades que oferecem. As empresas podem cadastrar vagas no banco de empregos dos postos sem nenhum custo. Além disso, pequenas e microempresas podem fazer entrevistas com trabalhadores que se encaixem nos perfis exigidos dentro das próprias instalaçoes dos PATs.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;