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Munícipes encontram problemas no recadastramento do passe escolar em Santo André
Do Dgabc.com.br
14/02/2019 | 07:48
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As aulas já começaram na maioria das escolas de Santo André, mas ainda tem muita gente que não conseguiu receber passe escolar. Entre as principais reclamações de quem está tentando fazer o recadastramento na Aesa (Associação das Empresas do Sistema de Transporte de Santo André) estão falta de informação, enorme burocracia e a demora em receber o benefício.

“Em janeiro tentei fazer o recadastramento durante vários dias e o site vivia fora do ar. Depois de muitas tentativas, consegui. A escola aprovou, mas nada do boleto. Já fui pessoalmente e tento ligar, mas me deixam na linha por mais de dez minutos. No chat? Impossível falar”, conta Célia Fernandes Sant Anna, 39 anos, auxiliar administrativa e desempregada no momento. O passe escolar é para a filha dela de 17 anos. “Este é o terceiro ano em que peço e sempre tem algum empecilho, mas dessa vez está demais”, reclama.

Em 2017, o Diário noticiou o mesmo tipo de problema (leia aqui). Na época, de acordo com o gerente geral do espaço, Luiz Marcondes Freitas Júnior, o que aconteceu foi que todos os interessados deixaram para fazer o processo em cima da hora, o que causou superlotação. “Nós fizemos campanhas pedindo que os usuários do sistema fizessem o cadastro ainda em dezembro para evitar filas”, disse.

Em nota, a Aesa disse que apesar de toda a divulgação realizada e do acesso ao portal Cades ter sido disponibilizado desde 2 de janeiro, eles verificaram a partir de 5 de fevereiro, sensível aumento no numero de acessos ao Portal,  'o que tem gerado grande demanda telefônica por esclarecimentos/informações e alguma demora na analise das solicitações por parte da Aesa.' A associação continua afirmando que 'apesar de informado no site que, a partir de aprovação da solicitação de cadastro pela instituição de ensino, o prazo para a análise é de até dez dias uteis, estamos buscando redução deste prazo para finalização de todo o procedimento. De qualquer maneira, externamos nossas sinceras desculpas por eventuais transtornos causados pela grande demanda do momento, reforçando que estamos totalmente empenhados na continua busca da melhoria na qualidade de nossos serviços'.

EM MAUÁ
Nos dia 1º e 8 de fevereiro, estudantes enfrentaram enormes filas para fazer o cadastramento e o recadastramento em posto de atendimento da prefeitura da cidade instalado no Terminal Central (veja aqui). Segundo a Prefeitura, é boato a não gratuidade da integração nos terminais de ônibus. Outra forma de integração é realizada por meio do Cartão Eletrônico Sim, Neste modo, depois de acessar qualquer linha, o passageiro pode integrar uma segunda linha fora do Terminal Central e fazer uma integração gratuita em qualquer ponto da cidade. 

Houve, segundo o Paço, apenas alteração de trajeto em linhas de ônibus da cidade a partir do dia 11 de fevereiro. A alteração foi do trajeto na linha 132 - Camargo / Itapeva, que passa a ser denominada 132 - Real via Av.Itapark / Centro. A alteração deste trajeto visa atender a uma antiga reivindicação dos moradores da região do Adelina, Real e Camargo, que solicitavam uma linha direta ao centro da cidade. A medida não deve ser ampliada para outras linhas, pois as demais se integram livremente no Terminal Central da cidade.

O recadastro de escola privada e pública deve ser realizado pelo aplicativo CittaMobi (www.cittamobi.com.br), sem o comparecimento na Loja Sim. A presença só é exigida apenas para a retirada do novo cartão gratuito, no caso dos alunos da rede pública.

DISCUSSÃO
Nesta segunda-feira (11), foi realizada audiência na Câmara de Santo André com especialistas para discutir a gratuidade no transporte público. Eles defenderam sérias mudanças no benefício. Acesse a reportagem completa: www.dgabc.com.br/Noticia/3015104.



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