Internacional Titulo
Outro militar americano se declara culpado de assassinato no Iraque
Da AFP
21/11/2006 | 22:22
Compartilhar notícia


Um marine americano se declarou culpado nesta terça-feira do assassinato de um civil iraquiano em abril passado, em Hamdânia, ao norte de Bagdá, em um polêmico caso no qual quatro soldados já admitiram sua responsabilidade.

O cabo Jerry Shumate, 21 anos, se declarou culpado de agressão em circunstâncias agravantes e de formação de quadrilha com o objetivo de obstruir as investigações no caso relacionado ao assassinato de Hashim Ibrahim Awad, um iraquiano de 52 anos.

Em 13 de novembro, o advogado de Shumate já tinha anunciado que seu cliente iria se declarar culpado no processo que pode lhe custar 15 anos de prisão.

Ao todo, oito militares - sete marines e um membro da Marinha - foram acusados em 21 de junho de seqüestro, assassinato e formação de quadrilha pela morte de Hashim Ibrahim Awad, em 26 de abril passado, em Hamdânia, periferia de Bagdá.

Na semana passada, o cabo Tyler Jackson, outro marine envolvido que também se declarou culpado pelo mesmo crime, foi condenado a passar 21 meses atrás das grades, enquanto o soldado Jon Jodka e o enfermeiro Melson Bacos foram sentenciados a mais de um ano de prisão.

Os soldados que se declararam culpados apontaram o sargento Lawrence Hutchins, seu superior no momento dos fatos, como o autor do homicídio.

A promotoria garante que os soldados arrastaram Awad para fora de sua casa e atiraram nele antes de mudar a cena do crime, para fazer parecer que a vítima era um rebelde iraquiano que colocava bombas nas estradas.

Já o cabo Trent Thomas, 24 anos, se declarou não culpado hoje e comparecerá perante uma corte marcial que terá início em 12 de março de 2007.

O Exército americano está mergulhado em uma série de escândalos, nos quais seus homens são suspeitos de matar ou maltratar civis iraquianos.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;